Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 9 de agosto de 2018 15h16


FISU AMÉRICA GAMES

Cuiabano é campeão em duas categorias de corrida de cadeira de rodas

Joenil Rosa de Barros participou do primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



Joenil Barros foi recebido pelo deputado Romoaldo Júnior em seu gabinete

Foto: MÁRCIA MARTINS

O campeão cuiabano, nas categorias 100 e 200 metros em corrida de cadeira de rodas, Joenil Rosa de Barros, 35, esteve no gabinete do deputado Romoaldo Júnior (MDB) na Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira (7), para agradecer o incentivo do parlamentar. Representante da faculdade Faipe de Cuiabá, o paratleta contou com  apoio do deputado para participar da Fisu América Games, primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário, realizado entre os dias 19 e 29 de julho deste ano, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

“O deputado Romoaldo me estendeu a mão. Patrocinou a mim e ao meu grande incentivador, que é professor de educação física, José Carlos Zanollo. Nós queremos agradecer pelo incentivo. O apoio é fundamental para a gente perseguir na luta”, declarou.

O paratleta, que é estudante do 2º semestre do curso de educação física, disse que foi uma experiência única, pois além de ter representado o seu país e a sua instituição de ensino, ainda teve oportunidade de vivenciar um intercâmbio cultural.

Ao todo, 13 países foram representados por seus alunos-atletas na competição. Além do Brasil, disputaram atletas dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, México e Uruguai. Com todas as delegações, entre atletas e comissão técnica, São Paulo recebeu cerca de 1500 pessoas para as disputas.

O preparador físico de Joenil, José Zanollo, declarou que o atleta é um verdadeiro exemplo de superação e lembrou que já era professor dele antes de sofrer o acidente automobilístico, em 2014, e que mesmo após o desastre o atleta não desistiu do sonho de se tornar um professor de educação física.

“O importante de tudo isso é que o Joenil não desistiu do seu sonho. Pelo contrário, ele está indo mais longe depois do acidente: além da proposta de se tornar um profissional dentro da área, descobriu sua capacidade como atleta. Ele tem um grande potencial, vem alcançando os índices nos campeonatos. Nosso objetivo é influenciar mais jovens a seguir o caminho dele”, afirmou o preparador.

“Em qualquer situação, nunca perca o foco. Manter o foco significa trabalhar para atingir um objetivo, sem se desviar do caminho, sem distrair a atenção com coisas sem importância, manter o controle, e, acima de tudo, definir um caminho e seguir até o seu objetivo”, com essa reflexão o deputado Romoaldo Júnior parabenizou o paratleta, seu treinador e a Faculdade Faipe - que disponibiliza dentro de sua proposta de responsabilidade social, o Programa de Bolsa Atleta Convencional.

“Meus parabéns à direção da faculdade Faipe pela realização deste programa de incentivo aos esportes, ao Joenil pelo exemplo de superação e ao seu treinador pela dedicação. Com esse foco e essa parceria podemos garantir que é possível que nossos jovens se destaquem no cenário nacional e internacional. É isso que a gente espera da juventude mato-grossense, dedicação e superação naquilo que faz, e o esporte é um brilhante caminho”, avaliou Romoaldo.

“Eu encontrei no esporte um foco para não me sentir inútil. O esporte me fortaleceu para a vida e está me ajudando a passar por esse processo de reabilitação que ainda enfrento no Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, em Brasília. Somos muito gratos ao deputado por estar nos apoiando”, completou Joenil, que já conquistou aproximadamente 60 medalhas, tendo como destaques as de Campeão em 1500 m e de vice-campeão em 400 m, nos Jogos Universitários Paraolímpicos Brasileiros Rio 2016.

O professor Ocemário Daltro, da faculdade Faipe, concluiu dizendo que na sua proposta de contribuir de uma forma mais ampla com a sociedade, a instituição vai além ensino e da formação de profissionais para o mercado. “Implementamos em nossa instituição a missão de desenvolver e aplicar iniciativas de responsabilidade social, como o incentivo ao esporte com a bolsa atleta que prestigia o aluno com a oportunidade de se tornar um profissional qualificado, competente, como o mercado espera”, explicou o professor Ocemário ao destacar que Joenil é o primeiro paratleta da faculdade.

 

 

 

 


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729