Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Delegacias de Fronteiras irão receber viaturas

Com articulação junto aos parlamentares federais, deputado Claudinei garantiu seis viaturas para a Defron por meio do Ministério da Justiça

POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO DELEGADO CLAUDINEI  •  31 DE AGOSTO DE 2020 ÀS 07:52:00  •  3 Acessos

POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO DELEGADO CLAUDINEI  •  31 DE AGOSTO DE 2020 ÀS 07:52:00  •  3 Acessos

Foto: FABLICIO RODRIGUES/ALMT

Em encontro com o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), Mário Dermeval Aravechia, na manhã de sexta-feira (28), o presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Delegado Claudinei (PSL), formalizou o processo de aquisição de seis veículos 4x4 oriundos do Plano de Aquisições de 2020 da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Delegado Claudinei contou com o apoio dos deputados federais Neri Geller (PP) e José Medeiros (Pode) para a obtenção com êxito desse retorno do governo federal. “Com muita satisfação, entregamos ao delegado-geral Mário Dermeval uma cópia da resposta do nosso ofício ao Ministério da Justiça, em que solicitamos a aquisição de viaturas para atender as delegacias que atuam na fronteira. Felizmente, o nosso pedido foi acatado e, agora, já está em curso o processo”, comemorou o deputado.                              

Defron - As novas viaturas serão entregues às Delegacias Regionais de Fronteiras (Defrons), que atendem cerca de 28 municípios mato-grossenses no combate ao tráfico de drogas e outros crimes na região de divisa com a Bolívia. “Esse reforço na fronteira é imprescindível! São 983 km de divisa com a Bolívia, sendo 750 km de fronteira seca e 233 km de áreas alagadas. As delegacias atuam em parceria com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) da Polícia Militar”, explicou Claudinei.    

"É um ato de muita responsabilidade  trazer veículos novos para a fronteira. Até porque, desde 2012, recebemos os últimos veículos e até hoje não houve a substituição destes veículos. Então, há necessidade do governo federal cooperar devido Mato Grosso atuar no combate ao tráfico internacional. Então agradecemos o seu esforço com a Câmara Federal e esperamos que essas viaturas venham em breve, para que possamos equipar mais a fronteira com melhores condições de investigação. Muito obrigado!”, agradeceu Mário Dermeval.

Policiamento da fronteira - Atualmente, o Gefron conta com 150 policiais que realizam o patrulhamento da fronteira do país com a Bolívia, em regime de revezamento (plantão), tendo uma unidade localizada na cidade de Porto Esperidião, que fica a 310 km de Cuiabá (MT). Em relação ao quadro de pessoal da Defron, envolve um delegado de polícia, 10 investigadores e dois escrivães.

Os municípios atendidos pela instituição de fronteira são: Porto Esperidião, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra, Mirassol do Oeste, Poconé, Vale do São Domingos, Sapezal, Nova Lacerda, Araputanga, Glória do Oeste, Conquista do Oeste e Barra do Bugres.

 Indicações - Delegado Claudinei já apresentou, na Casa de Leis, várias proposições para atender a região de fronteira, como as indicações  nº 854/2019 e n.º 1.913/2020, que apontaram a necessidade de renovação da frota da Polícia Judiciária Civil para atender as delegacias regionais de Cáceres, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.

Gabinete do deputado Delegado Claudinei