Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 31 de agosto de 2020 07h52


SEGURANÇA

Delegacias de Fronteiras irão receber viaturas

Com articulação junto aos parlamentares federais, deputado Claudinei garantiu seis viaturas para a Defron por meio do Ministério da Justiça

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Em encontro com o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), Mário Dermeval Aravechia, na manhã de sexta-feira (28), o presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Delegado Claudinei (PSL), formalizou o processo de aquisição de seis veículos 4x4 oriundos do Plano de Aquisições de 2020 da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Delegado Claudinei contou com o apoio dos deputados federais Neri Geller (PP) e José Medeiros (Pode) para a obtenção com êxito desse retorno do governo federal. “Com muita satisfação, entregamos ao delegado-geral Mário Dermeval uma cópia da resposta do nosso ofício ao Ministério da Justiça, em que solicitamos a aquisição de viaturas para atender as delegacias que atuam na fronteira. Felizmente, o nosso pedido foi acatado e, agora, já está em curso o processo”, comemorou o deputado.                              

Defron - As novas viaturas serão entregues às Delegacias Regionais de Fronteiras (Defrons), que atendem cerca de 28 municípios mato-grossenses no combate ao tráfico de drogas e outros crimes na região de divisa com a Bolívia. “Esse reforço na fronteira é imprescindível! São 983 km de divisa com a Bolívia, sendo 750 km de fronteira seca e 233 km de áreas alagadas. As delegacias atuam em parceria com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) da Polícia Militar”, explicou Claudinei.    

"É um ato de muita responsabilidade  trazer veículos novos para a fronteira. Até porque, desde 2012, recebemos os últimos veículos e até hoje não houve a substituição destes veículos. Então, há necessidade do governo federal cooperar devido Mato Grosso atuar no combate ao tráfico internacional. Então agradecemos o seu esforço com a Câmara Federal e esperamos que essas viaturas venham em breve, para que possamos equipar mais a fronteira com melhores condições de investigação. Muito obrigado!”, agradeceu Mário Dermeval.

Policiamento da fronteira - Atualmente, o Gefron conta com 150 policiais que realizam o patrulhamento da fronteira do país com a Bolívia, em regime de revezamento (plantão), tendo uma unidade localizada na cidade de Porto Esperidião, que fica a 310 km de Cuiabá (MT). Em relação ao quadro de pessoal da Defron, envolve um delegado de polícia, 10 investigadores e dois escrivães.

Os municípios atendidos pela instituição de fronteira são: Porto Esperidião, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra, Mirassol do Oeste, Poconé, Vale do São Domingos, Sapezal, Nova Lacerda, Araputanga, Glória do Oeste, Conquista do Oeste e Barra do Bugres.

 Indicações - Delegado Claudinei já apresentou, na Casa de Leis, várias proposições para atender a região de fronteira, como as indicações  nº 854/2019 e n.º 1.913/2020, que apontaram a necessidade de renovação da frota da Polícia Judiciária Civil para atender as delegacias regionais de Cáceres, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358