Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deputado Barranco cobra celeridade na entrega de órteses e próteses ortopédicas

Segundo o parlamentar, os pacientes do CRIDAC (Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa) estão com seus processos emperrados.

POR PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS / GABINETE DO DEPUTADO VALDIR BARRANCO  •  13 DE ABRIL DE 2022 ÀS 15:54:00  •  12 Acessos

POR PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS / GABINETE DO DEPUTADO VALDIR BARRANCO  •  13 DE ABRIL DE 2022 ÀS 15:54:00  •  12 Acessos

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) cobrou, durante sessão plenária do dia 6 de abril, o governo de Mato Grosso para tratar de maneira mais célere e urgente a entrega de órteses e próteses ortopédicas no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa, o Cridac, localizado em Cuiabá. O requerimento nº 237/2022 foi destinado ao governador Mauro Mendes (União) e à secretária de Estado de Saúde (SES), Kelluby de Oliveira.

O parlamentar apresentou a proposição após receber várias reclamações de familiares e pacientes do Cridac. “As pessoas buscam o centro em busca de uma qualidade de vida melhor e uma vida social com mais dignidade. Mas, infelizmente, a demora no serviço acarreta ainda mais problemas para os pacientes, que já sofrem com a falta de uma órtese ou prótese. Com isso, um serviço que deveria solucionar a questão, acaba causando uma nova dificuldade”, disse.

Barranco disse, ainda, que as pessoas portadoras de deficiência física não podem ficar à mercê da própria sorte. “Mato Grosso está com o cofre cheio de dinheiro, e essas pessoas não podem ficar largadas da forma como está. Isso é falta de gestão, de vontade e de compromisso com os pacientes. Estamos falando de pessoas carentes, que precisam se locomover e não têm dinheiro para comprar uma prótese. É desumano o que está acontecendo. Queremos uma resposta”, enfatizou.

No texto do requerimento, o deputado justificou que o direito subjetivo do cidadão à saúde implica na obrigação e dever do Estado de fornecer-lhe todas as ações e serviços indispensáveis à concretização desse direito. Mais que uma obrigação, o Estado tem o dever de prestar os serviços necessários à devida assistência à saúde do cidadão, de forma a preservar sua vida, com todos os requisitos indispensáveis a uma existência digna.

Gabinete do deputado Valdir Barranco