Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 16 de março de 2022 11h24


INDICAÇÃO

Deputado cobra contratação de médico especialista para o Hospital Regional de Sorriso

Xuxu Dal Molin ressalta o aumento da procura pela referida especialidade médica, bem como o risco de danos irreversíveis devido à demora no atendimento.

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Helder Faria

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) reiterou a necessidade da contratação imediata de um médico otorrinolaringologista para o Hospital Regional de Sorriso (HRS). A solicitação foi oficializada por meio da Indicação 1636/2022, aprovada em sessão plenária, e posteriormente encaminhada ao governador Mauro Mendes (União), com cópia ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

 No documento, o parlamentar ressalta o aumento da procura pela referida especialidade médica, bem como o risco de danos irreversíveis devido à demora no atendimento.

 “O Hospital Regional de Sorriso presta assistência médica para moradores de 15 municípios do médio norte do estado. Mesmo assim, não dispõe de um especialista nesta área (...). Quando algum paciente precisa ser avaliado por um otorrino ele é transferido para Cuiabá, sendo que o intervalo entre a regulação e a consulta propriamente dita, pode levar meses”, assinala Dal Molin.

 “Quando lidamos com doenças graves, o tempo é um inimigo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Daí a importância de uma resposta rápida por parte do governo do estado”, complementa.

 A Indicação foi apresentada e aprovada em votação única na 6ª Sessão Ordinária, no dia 9 de março. 

Especialidade - O médico otorrinolaringologista é responsável pelo diagnóstico, tratamento e cirurgias de doenças como; malformações congênitas do canal auditivo, perfuração de tímpano, distúrbios do equilíbrio e do olfato, faringite, lesões de boca e língua, estomatites, apneia obstrutiva do sono, câncer de garganta, laringe ou da cavidade oral, entre outros.

 


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin