Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deputado defende comissão para discutir alíquota aos aposentados

Wilson Santos foi voto vencido em votação que manteve veto à isenção total até o teto do INSS

POR RAFAEL COSTA ROCHA / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  12 DE FEVEREIRO DE 2021 ÀS 08:25:00  •  8 Acessos

POR RAFAEL COSTA ROCHA / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  12 DE FEVEREIRO DE 2021 ÀS 08:25:00  •  8 Acessos

Wilson Santos foi voto vencido em sessão que manteve veto à isenção do INSS

Wilson Santos foi voto vencido em sessão que manteve veto à isenção do INSS

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) defende que a Assembleia Legislativa crie uma comissão parlamentar para discutir alternativas junto ao Poder Executivo e assim garantir uma cobrança de alíquota previdenciária diferenciada aos servidores públicos aposentados e pensionistas.

Na sessão ordinária de quarta-feira (10), com 12 votos favoráveis e 11 contrários, a Assembleia Legislativa manteve o veto do Executivo ao Projeto de Lei Complementar 36/2020, que isentava da cobrança da alíquota previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas com vencimentos de até R$ 6,1 mil. O valor é o teto pago pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). 

O parlamentar votou pela derrubada do veto e explica que sua posição é reflexo de uma coerência mantida em seus mandatos eletivos de que não cabe ao poder público sacrificar aposentados e pensionistas com o argumento de equilibrar as contas públicas. 

“Em 2003, no mandato de deputado federal, votei contra o projeto do então presidente Lula, que implantou a taxação sobre os inativos no Brasil. Como prefeito de Cuiabá, não deixei descontar dos pensionistas e aposentados. Nas duas vezes em que o projeto de lei complementar foi levado ao Plenário, votei duas vezes a favor da matéria. O meu voto foi pela derrubada do veto”, disse.

Diante da decisão da maioria do Legislativo pela manutenção do veto, o deputado Wilson Santos diz que, em obediência à Constituição Federal, cabe ao Executivo apresentar projetos que tenham impacto direto no orçamento, evitando assim vícios de iniciativa, o que não dispensa o Legislativo de patrocinar intensos debates. 

“Mesmo com a manutenção do veto, nós vamos construir com a Casa Civil e o MT Prev medidas de consenso para favorecer aposentados e pensionistas. É injusto contribuir por uma vida inteira e na aposentadoria ter a renda prejudicada”, concluiu. 

Gabinete do deputado Wilson Santos