Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 9 de dezembro de 2019 13h13


TÍTULOS E MOÇÕES

Deputado homenageia cidadãos que contribuíram com Mato Grosso

Entre os agraciados estão policiais militares, bombeiros, vereadores, empresários, médicos, instituições como o MT Mamma e centenas de pessoas com trabalho de relevância para o estado

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Vereadores da região oeste, representantes das forças de segurança e os deputados Dr. Eugênio e Faissal estão entre os homenageados

Foto: MARIO ALBERTO GALVÃO OKAMURA

Cerca de 150 pessoas e instituições que contribuíram com o desenvolvimento do estado de Mato Grosso foram homenageadas com títulos de cidadão mato-grossense, moção de aplausos e congratulação. A entrega foi feita na noite de sexta-feira (6), pelo deputado estadual Dr. Gimenez (PV), em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa.

Conforme o parlamentar, todos os escolhidos tiveram trabalhos comprovados e passaram pelo crivo Casa de Leis. Grande parte deles é de municípios da região oeste, como Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Araputanga e Pontes e Lacerda. Também foram agraciados os deputados Faissal Calil (PV) e Dr. Eugênio (PSB).

“Neste primeiro ano de mandato, reforço o meu compromisso com a região oeste, que nos últimos anos vem sobrevivendo com dificuldade a um declínio socioeconômico, por isso fizemos questão de homenagear aqueles que realmente vêm desempenhando um papel decisivo para o fortalecimento da região”, pontuou Dr. Gimenez. 

Uma das figuras mais conhecidas de Quatro Marcos veio a Cuiabá para receber o título de cidadã mato-grossense, a tabeliã Maria Celi de Lima Ferreira, que dos 47 anos em que reside no município, 40 foram dedicados ao cartório que atende todas as áreas, exceto o registro de imóveis.

“São mais 300 atos, em 1.600 livros, que estão sendo digitalizados. Tudo que acontece na cidade passa pelo nosso cartório: nascimento, compra e venda de casa, casamento, divórcio e inventário. É uma vida toda de dedicação e não pretendo me aposentar, enquanto estiver falando e assinando vou continuar trabalhando”, emocionou-se Maria Celi.

Maria Celi Ferreira é tabeliã em São José dos Quatro Marcos há 40 anos e se emocionou com o título de cidadã mato-grossense

Foto: MARIO ALBERTO GALVÃO OKAMURA

O ex-prefeito de Figueirópolis por dois mandatos (2005 a 2012) e ex-presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota da Silva, disse estar muito satisfeito com o título, pois acompanha a carreira do deputado Dr. Gimenez, que foi médico do filho dele, hoje com 27 anos. “Nossa região precisava dessa representatividade”.

Como representantes das forças de segurança do estado, estiveram na cerimônia o diretor-geral da Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Sadao Okada, e o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Mário Demerval Resende, que receberam títulos em reconhecimento, principalmente, ao trabalho desenvolvido na região de fronteira.

“É sempre uma honra ser reconhecido pelo serviço prestado ao cidadão, no caso da Politec, emitimos neste ano mais de 260 mil identidades e 60 mil laudos periciais, nossos profissionais estão trabalhando dia e noite, 24 horas, para levar os serviços. Na região da fronteira, esse trabalho é ainda mais árduo e difícil”. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, Maxsuel Guimarães, que é vereador de primeiro mandato, mas atua como empresário da área de comunicação há mais de 30 anos na região, a homenagem é importante porque serve como estímulo para continuar trabalhando em prol das melhorias necessárias. “Embora nossa maior demanda seja na segurança pública, temos carência em todas as áreas, em especial na saúde”.

O policial militar Aldeir Torquato, de 70 anos, dos quais 30 de serviços prestados à sociedade, disse que esta foi sua primeira homenagem

Foto: Helder Faria

Diretor administrativo do Hospital Regional de Cáceres, Onair Nogueira, que possui mais de 20 anos de experiência em gestão hospitalar, disse que é muito importante ter o apoio e o respaldo da Assembleia para a continuidade dos trabalhos na saúde. “É um desafio muito grande compatibilizar todos os interesses e fazer um bom atendimento, fico lisonjeado com a lembrança, que me estimula a trabalhar cada vez mais pela população”. 

O sargento aposentado Aldeir Torquato, de 70 anos, estava emocionado, disse que este foi o primeiro título que recebeu em 30 anos de serviços prestados como policial, atuando em cidades como Lambari D'Oeste, Rio Branco, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, Cáceres, Araputanga, Mirassol D'Oeste e São José dos Quatro Marcos. “Minha família veio do Espírito Santo para Mato Grosso em busca melhores condições de vida e acabamos construindo uma nova vida nesta terra abençoada, onde me casei, tive filhos e servi à população com muito orgulho do meu ofício de policial”. Ele exerceu a função de soldado, cabo e 3° sargento.

Entre as instituições agraciadas com a moção de congratulação esteve o MT Mamma, pelos 10 anos de serviços prestados pela saúde das mulheres de Mato Grosso. A diretora-presidente, Cleuza Dias, avaliou a instalação da Frente Parlamentar da Saúde da Mulher no mês de outubro deste ano, pelo deputado Dr. Gimenez, como muito positiva. 

O diretor-geral da Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Sadao Okada, disse que a instituição tem um corpo técnico de excelência, prestando serviços 24 horas

Foto: Helder Faria

“Para nós, a homenagem é um estímulo, mas ter esse espaço criado pela Assembleia para trazer demandas e debater melhoria na saúde pública voltada para o público feminino é um alento, um avanço, deixo o agradecimento de toda a equipe de voluntários”. 

As moções de aplausos levaram reconhecimento pelos salvamentos realizados por bombeiros e policiais militares, bem como valorizou o trabalho comunitário feito por vereadores da região oeste, além de palestrantes e organizadores de eventos do parlamentar na capital e no interior, entre eles, o “Vem pro Enem” e as audiências públicas sobre depressão, segurança na faixa de fronteira e agricultura familiar. 

“Nossa equipe mobilizou muitos parceiros para que as ações fossem realizadas com sucesso, por isso fiz questão de agradecer a cada um deles a partir da moção de aplausos pela valorização do bem público e contribuição com a sociedade”, finalizou o deputado estadual, que entregou 104 moções de aplausos, 10 moções de congratulação e 33 títulos de cidadão mato-grossense. 

Sessão solene reuniu pessoas da capital e do interior na sexta-feira (06) para a entrega de títulos no plenário da Assembleia

Foto: Helder Faria


Gabinete do deputado Dr. Gimenez


Associadas


Galeria de Imagens