Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 11 de novembro de 2019 09h00


COMENDA MARECHAL RONDON

General do Exército é homenageado em evento alusivo aos 300 anos de Cuiabá

O cuiabano Júlio César de Arruda tem histórico de dedicação aos estudos e ascensão nas Forças Armadas.

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) concedeu, na noite de sexta-feira (8), a comenda Marechal Rondon ao cuiabano e general do Exército Júlio César de Arruda, durante sessão solene alusiva aos 300 anos de Cuiabá.

Após ingressar nas Forças Armadas ainda na adolescência, Júlio César de Arruda chegou a ser comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Atualmente, é o comandante do Comando Militar do Leste, que engloba Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.  

Nascido em 9 de janeiro de 1959, Júlio César de Arruda é um dos poucos cuiabanos a atingir o posto de general 4 estrelas do Exército brasileiro. A patente de general foi alcançada no dia 31 de março de 2019, após criterioso processo de escolha da Presidência da República.

Arruda possui doutorado em ciências militares pela Escola de Comando e Estado, com ênfase em engenharia e operações especiais, e exerceu a função de assessor militar do gabinete de segurança institucional da Presidência da República.

“É uma honra homenagear um dos cuiabanos de alto prestígio no Exército e sempre disposto a contribuir com melhorias para o Brasil”, disse o deputado Wilson Santos.

Júlio César de Arruda, por sua vez, se mostrou satisfeito com o reconhecimento do Parlamento. “Agradeço e muito ao deputado Wilson Santos. Marechal Cândido Rondon é um exemplo aos militares e receber uma homenagem que leva o nome deste grande mato-grossense é de um orgulho que não cabe no peito”, declarou.

A solenidade, que ocorreu no Plenário Renê Barbour, contou com a presença da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o comandante do 44º Batalhão, Saulo Ramos, o comandante da 13ª Brigada Infantaria Motorizada de Cuiabá e o coronel do 9ª BEC de Cuiabá, André Vieira.

Histórico no Exército - O general do Exército Júlio César de Arruda ingressou na carreira militar aos 15 anos, influenciado por um dos seus irmãos que havia ingressado no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 44ª Batalhão da Infantaria Motorizada.

Em 1974, Júlio César de Arruda foi aprovado no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sendo o único aprovado em Cuiabá.

De lá, ingressou diretamente na Academia Militar das Agulhas Negras, onde chegou a exercer o posto de comandante. Trata-se do único estabelecimento de ensino superior que forma os oficiais combatentes de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares e de politica, estratégia e alta administração do Exército, ele é possuidor dos cursos básicos de paraquedista, básico de montanhismo, mestre de salto, ações de comandos e forças especiais e dos estágios básico e avançado de salto livre.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420


Relacionadas


Galeria de Imagens