Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deputado pede ao MPE que fiscalize regras da piracema

Wilson Santos encaminha à Procuradoria-Geral de Justiça utilização de apetrechos proibidos para pesca

POR RAFAEL COSTA ROCHA / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  18 DE OUTUBRO DE 2019 ÀS 11:19:00  •  10 Acessos

POR RAFAEL COSTA ROCHA / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  18 DE OUTUBRO DE 2019 ÀS 11:19:00  •  10 Acessos

Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) solicitou ao procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, empenho do Ministério Público Estadual (MPE) para fiscalizar a violação das regras da piracema nos rios de Mato Grosso. O Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) definiu como período de piracema em Mato Grosso entre o dia 1º de outubro de 2019 a 31 de janeiro de 2020. Neste período, é proibida a pesca para não prejudicar o processo de reprodução dos peixes.

Em reunião na terça-feira (15), o parlamentar ressaltou que é notório o descumprimento das regras impostas pela piracema, o que exige esforços do Ministério Público para evitar danos ambientais e prejuízos aos rios de Mato Grosso. "As denúncias é que estão utilizando até apetrechos proibidos para pesca. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Meio Ambiente não tem adotado as medidas necessárias para a efetiva fiscalização e cumprimento das obrigações”, disse.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, agradeceu a colaboração do deputado Wilson Santos e informou que o Ministério Público cumprirá com o seu dever institucional de fiscalização.

Gabinete do deputado Wilson Santos