Foto: FABLICIO RODRIGUES/ALMT
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) é autor de projeto de lei (PL 1149/19) que altera a Lei Estadual n° 8.157, de julho de 2004, instituída como Projeto Olimpus. “A proposta dispõe acrescentar a concessão da bolsa-técnico, pois acredito que desta forma estaremos incentivando, por meio de politicas públicas, o estímulo necessário para que os jovens atletas possam prosseguir com seu aperfeiçoamento acompanhados dos seus técnicos”, defendeu Paulo Araújo.
Na matéria, ficam alterados três artigos. No artigo 2°, destaca-se que a concessão de bolsa-atleta e bolsa-técnico não gerará qualquer vínculo entre atletas beneficiados e a administração pública estadual.
Já a outra alteração é no artigo 9°, sobre a concessão da bolsa-atleta e ou bolsa-técnico, dirigida à Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, devendo o atleta fazer a juntada de indicação, formalizada por escrito, da respectiva entidade regional de administração do desporto.
E a última alteração é no artigo 14, que estipula que as bolsas atletas e bolsas-técnico serão concedidas pelo prazo de um ano, isto é, configurando o recebimento de 12 parcelas mensais.
Segundo o parlamentar, o Brasil começa a se destacar especialmente nos Jogos Pan-Americanos, e Mato Grosso tem deixado a desejar no que diz respeito a incentivos na área esportiva, especialmente no que diz respeito à formação de atletas.
“Em Mato Grosso, é sabido que a maioria dos atletas vive situações bastante difíceis, pois com raríssimas exceções possuem patrocínios de grandes empresas e, desta forma, muitos atletas que possuem um grande potencial desistem por não ter técnicos que possam acompanhá-los a desenvolver suas potencialidades”, pontuou Araújo.