Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deputado propõe instalação de aparelho de frequência eletrônica nas escolas de MT

Elizeu Nascimento diz que a ferramenta irá contribuir até na prevenção de crimes

POR GABRIELA BOMDESPACHO VON EYE / GABINETE DO DEPUTADO ELIZEU NASCIMENTO  •  12 DE JULHO DE 2019 ÀS 10:50:00  •  12 Acessos

POR GABRIELA BOMDESPACHO VON EYE / GABINETE DO DEPUTADO ELIZEU NASCIMENTO  •  12 DE JULHO DE 2019 ÀS 10:50:00  •  12 Acessos

Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

Com o objetivo de diminuir a evasão de alunos nas escolas estaduais, foi apresentada uma indicação ao governador Mauro Mendes, com cópia  à Secretaria de Estado de Educação, para implantação de um programa eletrônico de frequência nas unidades da rede pública de ensino de Mato Grosso. A indicação foi feita pelo deputado Elizeu Nascimento (DC), na última terça-feira (10).

O modelo sugerido, já usado em alguns estados brasileiros com sucesso, substitui a típica chamada escolar, feita todos os dias no início das aulas, por mecanismos tecnológicos. Escolas de pelo menos dois estados brasileiros (São Paulo e Espírito Santo) já contam com novos mecanismos para registrar a frequência escolar. Nessas escolas, ao invés de dizer "presente", os alunos pressionam o polegar direito em um aparelho de frequência eletrônica, ou então esperam os professores registrarem o nome dos estudantes em sala de aula em smartphones ou tablets.

Na justificativa da proposição de nº 3031/2019, Elizeu argumenta que a ferramenta irá auxiliar na diminuição da evasão escolar, no desperdício da merenda e até na prevenção de crimes.

"Apresento essa indicação aos orgãos competentes, juntamente com o pedido de apoio aos meus nobres pares, pois a evasão escolar causa muitos problemas, como, por exemplo, baixos níveis de alfabetização, crianças sendo aliciadas à prostituição e para o tráfico de drogas. Com este sistema, tanto os pais, como o Estado estarão garantidos de que o aluno estará dentro da sala de aula. Além disso, a ferramenta fará diminuir o desperdício da merenda, pois as merendeiras saberão a quantidade exata de estudantes nas dependências da escola ", argumenta Elizeu.

A proposição apresentada por Elizeu visa trazer para Mato Grosso o modelo de ponto eletrônico que já ocorre no estado do Piauí, o primeiro a implantar o sistema, a ferramenta funciona da seguinte forma: quando o aluno chega à escola, ele precisa apresentar uma carteirinha que é passada no leitor óptico para registrar a presença, mas se o estudante não compareceu, é registrada a falta e uma mensagem via SMS é enviada aos pais para que estes estejam cientes de que o filho ou filha não assistiu à aula naquele dia.

Gabinete do deputado Elizeu Nascimento