Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 21 de outubro de 2021 12h22


MATO GROSSO

Deputado quer Programa de Percurso de Pacientes para portadores de neoplasia maligna de mama

O projeto busca facilitar o diagnóstico dando início do tratamento de forma célere

LAIS MEDEIROS DO CANTO / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que o número estimado de novos casos de câncer no mundo, em 2020, foi de 15 milhões.  Pensando em uma maneira de amenizar a situação, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL) apresentou o Projeto de Lei nº 975/2021, na sessão de quarta-feira (20), o Programa de Percurso de Pacientes para portadores de neoplasia maligna de mama no Estado de Mato Grosso.

O objetivo do projeto de lei é fornecer orientação individual, suporte, educação, coordenação de cuidados e assistência aos pacientes desde o diagnóstico e ao longo do tratamento, reduzir as inúmeras barreiras impostas cotidianamente aos pacientes e familiares em situação de vulnerabilidade, bem como reduzir custos dos recursos utilizado. Contribuir para o controle e monitoramento de agravos e eventos em saúde relacionados às neoplasias, conforme estabelecido na Lei Federal n.º 13.685, de 25 de junho de 2018.

O texto ainda determina que o Programa de Percurso de Pacientes deverá estabelecer articulação com o Sistema Único de Saúde - SUS, visando a adequada orientação, tratamento, acompanhamento e monitoramento de pacientes.

Ao argumentar a apresentação do projeto, o deputado explicou que o intuito é ampliar a oferta de serviços já existentes e o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), “além de amparar mulheres que enfrentam a angústia e o tempo excessivo para ter acesso ao tratamento digno de câncer no Estado de Mato Grosso”, enfatizou Elizeu.

 Assim, o projeto busca facilitar o diagnóstico, dando início do tratamento de forma célere, além de melhor atender as pessoas diagnosticadas com neoplasia maligna no Estado de Mato Grosso.


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730