Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 29 de março de 2021 12h39


SAÚDE

Deputado propõe programa de telemedicina às gestantes de MT

Proposta é preservar mulheres grávidas do risco de infecção pela Covid-19 enquanto vigorar a pandemia.

MÁRCIA ANDREOLA e RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do Projeto de Lei (PL 202/2021) que autoriza o governador Mauro Mendes (DEM) criar o programa de telemedicina para mulheres gestantes em Mato Grosso enquanto vigorar a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Pela proposta protocolada no dia 23 deste mês na Assembleia Legislativa, a Secretaria de Saúde deverá oferecer atendimento online com especialistas em ginecologia e obstetrícia as mulheres gestantes. A ideia é reduzir o trânsito de pessoas e também o risco de contágio da Covid-19 em unidades de saúde.

Para oferecer o serviço e cumprir as metas, a Secretaria de Estado de Saúde poderá firmar parcerias com a iniciativa privada visando obter uma plataforma digital a custo baixo, para que os profissionais de saúde, que cuidam da saúde da mulher gestante, tenham instrumento adequado à realização de atendimentos de rotina de forma remota.

O deputado Wilson Santos ressalta que o projeto pode ser perfeitamente viabilizado pelo poder executivo com recursos vindos de repasses para abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A proposta do Programa de Telemedicina para Mulheres Gestantes será uma ferramenta de controle do risco de infecção da COVID-19 para este grupo populacional vulnerável e um método a ser aplicado para reduzir o trânsito de pessoas nas unidades básicas de saúde do Estado de Mato Grosso”, conclui o parlamentar. 


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420