Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021 10h10


NORTE ARAGUAIA

Thiago Silva pede apoio da bancada federal para pavimentação da BR-158

Deputado defende que estado e governo federal possam intervir na região

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Deputado Thiago Silva em sessão plenária da ALMT

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) está solicitando apoio junto aos deputados federais e senadores de Mato Grosso para que haja uma solução definitiva para a melhoria na logística da BR-158 e na MT-322, por conta do atoleiro que deixa, todo ano, dezenas de caminhões parados por dias nas estradas sem poder escoar a produção.

Trafegam por dia na BR-158 cerca de 2.000 carretas, que carregam a produção com destino aos portos do Pará. Em razão das péssimas condições das estradas e atoleiros, há relatos de que os caminhoneiros estão perdendo a produção devido aos dias de chuva.

“A estrada de chão aqui não comporta pela quantidade de caminhão que carrega soja e o trânsito que é. Todo ano acontece isso e temos que tirar dinheiro do bolso para bancar a solução”, relata o agricultor da região Alípio Portílio.

“Hoje são 120 km de estrada na terra na BR-158, que precisamos resolver junto da bancada federal no Dnit. A solução tem que ser definitiva, pois todo ano neste período das chuvas, temos esse problema de atoleiro, o que prejudica a atividade econômica de Mato Grosso”, disse o deputado Thiago Silva.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e o Dnit informam que já enviaram maquinários para limpar a estrada e liberar o tráfego, mas, de acordo com Thiago Silva, é necessário planejamento de ações para que iniciem as obras definitivas de pavimentação na região o quanto antes.

“Esse é um grande entrave para o desenvolvimento socioeconômico do Araguaia e estamos na Assembleia Legislativa para defender a população local. Precisamos de uma solução junto ao governo estadual e federal para escolar a produção da agricultura e gerar desenvolvimento para nosso estado”, finalizou Silva.


Gabinete do deputado Thiago Silva