Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 24 de maio de 2022 12h57


SAÚDE

Deputado Thiago Silva realiza ações em prol da conscientização e debate sobre a esquizofrenia

O parlamentar é autor de projetos de lei e da Lei 11.377, que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Fachada da ALMT recebe a iluminação verde a pedido do parlamentar e em prol da conscientização sobre esquizofrenia e saúde mental

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem trabalhado ações durante todo o seu mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em prol da conscientização da população sobre a esquizofrenia e a saúde mental da sociedade. O dia 24 de maio é a data nacional que trata da conscientização sobre o tema.

Dentre as ações, o deputado apresentou na ALMT o Projeto de Lei (PL) 120/2022 que cria a Semana Estadual da Conscientização sobre a Esquizofrenia em Mato Grosso. De acordo com o projeto, a data a ser lembrada é a semana do dia 24 de maio de cada ano. A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e os 35 anos de idade.

O parlamentar também é autor do PL 1075/2021 que dispõe sobre diagnóstico precoce sobre a esquizofrenia no Estado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a esquizofrenia é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos, considerando todas as doenças. Apesar do impacto social, a esquizofrenia ainda é uma doença pouco conhecida pela sociedade, sempre cercada de muitos tabus e preconceitos.

É de autoria do deputado Thiago Silva, a Lei 11.377/2021 que cria, em Mato Grosso, a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia. A iniciativa estabelece que o Estado preste atendimento especializado às pessoas de baixa renda que precisam de apoio do poder público na área de saúde mental.

“Este é um dos temas que levantamos a bandeira na Assembleia Legislativa por se tratar de algo aparentemente invisível na sociedade e que tem causado muita angústia nas famílias. Defendo que o Estado realize o pleno atendimento às pessoas com esquizofrenia e seus familiares que necessitam de uma atenção especial do poder público”, disse o deputado Thiago Silva, que convive com a doença em sua família desde a infância.

Junto a voluntários, o deputado Thiago criou a Rede de Apoio às Pessoas com Esquizofrenia e Demais Doenças Mentais (RAFAPE-MT), que tem como foco contribuir para que o Estado possa ampliar as políticas de apoio aos pacientes e familiares com esquizofrenia e outras doenças mentais que atingem a população que utiliza do SUS.

“Reconheço o esforço o deputado Thiago Silva que tem levantado esse assunto em nível estadual e feito proposições para que este público possa ser enxergado pelo Estado”, disse o professor Hélio Braga.

O deputado ainda é autor da emenda ao Projeto do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), que garantiu a destinação de mais de R$ 1,3 milhões em recursos para o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso atender pacientes com esquizofrenia em Rondonópolis e região.

Homenagem em MT - Em homenagem ao 24 de maio, Dia da Conscientização sobre a Esquizofrenia,  e para que haja mais visibilidade da sociedade, o deputado Thiago Silva fez um requerimento na Assembleia Legislativa para a permanência da iluminação da ALMT na sua parte externa com a cor verde, em alusão ao assunto que deve ser amplamente debatido pela população.


Gabinete do deputado Thiago Silva