Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de dezembro de 2019 16h35


ALÍQUOTA

Deputados aprovam dispensa de pauta para PLC da reforma previdenciária

Depois de muita discussão em Plenário, dispensa de pauta é aprovada e matéria será votada só em 2020

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Ronaldo Mazza

Por 15 votos favoráveis e oito contrários, os deputados estaduais aprovaram, em sessão ordinária nesta quarta-feira (18), requerimento de dispensa de pauta para o Projeto de Lei Complementar 96/2019, que eleva a alíquota de contribuição do servidor estadual com a Previdência, de 11% para 14%. A matéria provocou muita discussão em Plenário, inclusive com deputados da base se posicionando contrários à aprovação.

Após a votação do requerimento de dispensa de pauta, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), cancelou as sessões ordinárias que estavam previstas regimentalmente para o período vespertino desta quarta-feira (18) e a do período matutino de quinta-feira (19). Botelho anunciou, na ocasião, que os trabalhos em Plenário serão retomados no dia 7 de janeiro de 2020.

 O pedido de vista para a primeira parte da reforma previdenciária, que é a questão da alíquota, foi feito pelo governador Mauro Mendes (DEM) e apresentado pelo líder do governo no Parlamento, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM). Com a aprovação da dispensa de pauta, o projeto passa a tramitar de forma mais célere, já que um pedido de vista, por exemplo, só pode ser concedido pelo prazo de 24 horas.

Para o próximo ano, os trabalhos em Plenário voltam com matérias importantes para votação, como exemplo, a  Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê receitas de R$ 20,3 bilhões e fixa despesas de R$ 20,9 bilhões para o governo do estado. Outra matéria que ficou para 2020 diz respeito ao julgamento das contas do ex-governador Pedro Taques (PSDB), que sofreu pedido de vista na sessão desta quarta-feira (18). Também ficou para o próximo ano a votação do projeto da cota zero.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens