Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 27 de abril de 2021 14h36


Comissão Parlamentar de Inquérito

Deputados aprovam mais 180 dias para a CPI da Previdência

Membros da Comissão se reuniram nesta terça-feira (27) e votaram requerimento de prorrogação de prazo

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



Em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (27), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, que analisa a contabilidade da previdência estadual, aprovou requerimento de prorrogação de prazo por mais 180 dias.

A 3ª reunião ordinária da CPI da Previdência foi presidida pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP), a pedido do presidente titular, deputado João Batista (Pros), que está em viagem ao interior do Estado e participou das discussões de forma remota.

Na pauta, apenas o requerimento de prorrogação de prazo que, segundo o presidente da CPI da Previdência, deputado João Batista, será cumprido antes do vencimento. “Não pretendemos utilizar todo esse prazo. Já conversamos sobre isso, com os demais deputados da comissão e com o relator, o deputado Thiago Silva”, disse João Batista.

Conforme o parlamentar, a ideia é fechar o relatório no menor tempo possível e apresentar para votação em plenário. “Queremos fazer justiça com os aposentados e pensionistas, em especial com os que tem doenças graves. A CPI vai contribuir para mudar alguns pontos da previdência estadual, como a cobrança de alíquota de 14% dos aposentados e pensionistas”, disse.

O presidente por indicação da CPI da Previdência, deputado Paulo Araújo, depois da aprovação do requerimento de prorrogação de prazo, destacou o momento oportuno da discussão, argumentando que em Mato Grosso, em relação à previdência, ocorre um cenário diferente do que acontece no País.

“Só aqui no Estado temos uma alíquota linear para os aposentados e pensionistas abaixo do teto do INSS. Ou seja, eles saíram do zero por cento de alíquota e foram taxados em 14%, e isso impactou no orçamento familiar”, destacou. Segundo o parlamentar, “há um desequilíbrio de regras e a CPI vai contribuir, no tocante a previdência estadual, para corrigir distorções”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens