Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 22 de novembro de 2019 16h50


SALVADOR

Deputados de MT destacam importância da Conferência Unale

Evento reuniu aproximadamente 1,2 mil participantes na 23ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos, na Bahia

ITIMARA FIGUEIREDO / Superintendência Executiva da Presidência



Foto: MARCOS LOPES / ALMT

Foto: MARCOS LOPES / ALMT

Com o tema "Humanizando as leis de um novo tempo", a 23ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale 2019), realizada em Salvador, reuniu 1,2 mil participantes, entre os dias 20 e 22 de novembro. Trata-se do maior encontro de parlamentares da América Latina.

Além de servidores, a delegação mato-grossense contou com a presença de cinco deputados: o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), a vice-presidente, Janaina Riva (MDB), o primeiro-secretário, Max Russi (PSD), Wilson Santos (PSDB) e João Batista (Pros), que foi eleito para representar Mato Grosso na nova diretoria da Unale.

Para o presidente Botelho, buscar a humanização das leis é fundamental. “A Unale está ajudando muito na questão da socialização das assembleias. Um dos trabalhos é a questão do suicídio, que aumentou muito, assim como o feminicídio, a violência doméstica e as desigualdades de um modo geral. Então, essa troca de experiências entre as assembleias ajuda muito porque umas são mais evoluídas no campo de recursos humanos, outras na área social. Então vamos trocando experiências para levar melhorias para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso”, afirmou Botelho, ao citar debates importantes, como as reformas tributária e da Previdência.

Da mesma forma, a primeira vice-presidente da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB), destacou o tema do evento. “Uso muito minhas redes sociais para poder humanizar a atuação parlamentar. Acredito que esse encontro é para fazer com que as assembleias tenham melhor avaliação, aceitação e compreensão por parte da população sobre o que nós fazemos, que são as leis e o trabalho de fiscalizar o Executivo. Falar sobre temas como, por exemplo, a reforma da Previdência, que deverá ser votada nos próximos meses na Assembleia de Mato Grosso, mostrar como isso vai impactar na vida do cidadão, quais as leis são importantes para adequar ao seu estado. E também com o viés de maior união entre os parlamentos, pois tem muito exemplo bom a ser seguido. Este é o momento de trocar essas ideias, uma experiência muito importante para nós”, disse a deputada.

O primeiro-secretário da ALMT, deputado Max Russi (PSD), ressaltou a necessidade de intensificar o tema. “Uma temática importantíssima, precisamos trabalhar cada vez mais ações, política pública, leis. Dentro do Parlamento estadual, trabalhando de forma humanizada, sendo assim, tornar as ações mais próximas da sociedade, que as leis possam ser vistas e sentidas pelo cidadão e possam trazer benefícios à qualidade de vida do nosso povo”, afirmou o deputado, ao acrescentar que a ALMT está bem representada com com boa parte dos seus parlamentares e servidores na conferência.

“É uma oportunidade ímpar principalmente para mim, que sou deputado de primeiro mandato, embora já tenha experiência com o trabalho sindical, participar de um evento que nos proporciona fazer intercâmbio de ideias, como ontem que tivemos palestra com a ministra Damares Alves, que trouxe experiências na temática do suicídio, automutilação e combate à violência, que vai nos ajudar a intensificar os trabalhos ainda mais nesse tema, além de ações voltadas à segurança pública”, disse o deputado João Batista (Pros).

O deputado Wilson Santos também reconheceu a importância do evento. “Importante que a nossa identidade máxima, a Unale, possa nos proporcionar esse debate permanente, atualizando os parlamentares, ensinando-nos a conviver com as redes sociais, a tratar o nosso eleitor com mais respeito e cada vez mais responsabilidade, e a humanização das leis é algo importante, uma palavra que está na moda, mas precisamos tirar da moda e fazê-la acontecer na prática. O Brasil tem muitas leis, mas precisamos fazê-las cumprir e surtir os seus efeitos, um encontro muito importante e eu saio daqui impressionado”, afirmou.

Wilson lembrou que em 2018 foram registrados quase 10 mil suicídios no Brasil e, por isso, explicou que “é algo preocupante, pois temos uma parcela dos suicidas numa faixa etária muito jovem, principalmente quando sai o resultado do Enem, existe uma crescente. Os estados brasileiros não possuem políticas publicas claras em relação a essa temática, precisamos nos preocupar em relação a isso, até porque a questão de empregos é algo grave e não temos boa perspectivas. Outro assunto importante é o feminicídio e a depressão, precisamos criar políticas públicas, são doenças novas com efeitos dramáticos”, complementou.

As delegações brasileiras e internacionais tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre cases de humanização. Além da exibição do vídeo dos eventos simultâneos das entidades legislativas, debate com a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC); painéis com o tema "Diáspora, atendimento humanizado às comunidades brasileiras vivendo no exterior", com a embaixadora Luiza Lopes, do Ministério das Relações Exteriores; cases de humanização, com o ministro Augusto Nardes (Tribunal de Contas da União) e representantes do governo da Bahia; palestra "Política Tradicional - A Extinção", com o estrategista político da Espanha, Antônio Sola.

Também abrilhantaram o último dia de conferência a entrega do Troféu Gratidão, a eleição da nova diretoria Unale e a reunião do Colegiado de Presidentes das Assembleias Estaduais.

Sindal - Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Jovanildo Antônio da Silva, defendeu a valorização do servidor durante encontro da Federação Nacional dos Legislativos (Fenale). Também participou o diretor de relações intersindicais, Eli Cabral. 

Prêmio Assembleia Cidadã - Na categoria Atendimento, ficou em terceiro lugar a Assembleia Legislativa do Paraná, em segundo lugar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e em primeiro lugar o projeto Atendimento ao Cidadão, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Na categoria Gestão, ficou em terceiro lugar a Assembleia Legislativa de Goiás, em segundo a Assembleia Legislativa do Espírito Santo e em primeiro lugar, com o projeto Gestão, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Já na categoria Projetos Especiais,  em terceiro lugar ficou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em segundo a Assembleia Legislativa do Paraná e em primeiro lugar a Assembleia Legislativa de Pernambuco. 


Superintendência Executiva da Presidência


Associadas


Galeria de Imagens