Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deputados elegem Wilson Santos presidente da Comissão de Educação

Entre as prerrogativas da comissão está o de dar parecer em todas as proposições e assuntos relacionados à educação e instrução, pública ou particular

POR ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  24 DE MARÇO DE 2021 ÀS 10:53:00  •  11 Acessos

POR ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  24 DE MARÇO DE 2021 ÀS 10:53:00  •  11 Acessos

Wilson Santos (PSDB) assume a presidência e o deputado Thiago Silva (MDB) ficará com o cargo de vice-presidente da Comissão de Educação

Wilson Santos (PSDB) assume a presidência e o deputado Thiago Silva (MDB) ficará com o cargo de vice-presidente da Comissão de Educação

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Membros da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa elegeram, na terça-feira (23), o deputado Wilson Santos (PSDB) presidente da comissão. O tucano fica na presidência por um ano, durante o terceiro ano da 19ª Legislatura. O vice-presidente eleito é o deputado Thiago Silva (MDB). 

Além de Wilson Santos e Thiago Silva, são membros titulares os deputados Dr. João (MDB), Valdir Barranco (PT) e Faissal Calil (PV). Já os suplentes são: Elizeu Nascimento (PSL), Eduardo Botelho (DEM), Dr. Gimenez (PV), Paulo Araújo (PP) e Allan Kardec (PDT).  

Entre as prerrogativas da comissão, está o de dar parecer em todas as proposições e assuntos relacionados à educação e instrução, pública ou particular, e a tudo que disser respeito  ao desenvolvimento educacional, artístico e desportivo.  

Após a eleição, Wilson Santos afirmou que a comissão vai trabalhar várias pautas em 2021. Entre as prioridades está a educação a distância e a instalação de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cuiabá. A comissão, segundo ele, vai trabalhar para ampliar a educação inclusiva na rede pública de ensino. 

“2021 será um ano atípico para os alunos da rede pública, por causa da pandemia do novo coronavírus. Por isso, a educação a distância continuará sendo um desafio, ela chegou para ficar. Aqui, a comissão tem condições de sugerir propostas para melhorá-la”, afirmou Santos. 

Em relação à instalação de um campus da Unemat na capital mato-grossense, Wilson Santos disse que é um sonho antigo dos cuiabanos que pode ser concretizado em 2021. “Essa é uma decisão tomada e vamos trabalhar para que se torne realidade” disse o presidente da comissão. 

Outra missão da comissão, de acordo com Wilson Santos, é o fortalecer a educação inclusiva nas escolas públicas de Mato Grosso. “A comissão vai trabalhar e dar atenção aos estudantes que têm síndrome de down, dislexia e aos autistas”, explicou o deputado. 

O preisdente afirmou que a comissão vai cobrar do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a formação continuada de todos os professores da rede pública de ensino.  

“A comissão vai cobrar a Seduc para rediscutir e avançar também em melhorias no Plano Estadual de Educação em Mato Grosso. Esse é um ano que esperamos avançar em todos esses pontos que estão sendo propostos pela comissão” afirmou Wilson Santos. 

Secretaria de Comunicação Social