Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Dilceu apóia protesto dos madeireiros em Sinop

Empresas não conseguem trabalhar por falta da ATPFs

POR EVELINE TEIXEIRA/ASSESSORIA DE IMPRENSA  •  19 DE AGOSTO DE 2003 ÀS 17:23:00  •  11 Acessos

POR EVELINE TEIXEIRA/ASSESSORIA DE IMPRENSA  •  19 DE AGOSTO DE 2003 ÀS 17:23:00  •  11 Acessos

O Deputado Estadual Dilceu Dal´Bosco (PSDB) enviou um ofício ao Presidente do Sindusmad, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Mato Grosso, Sidnei Bellincanta, apoiando a manifestação contra a falta das ATPFs, Autorização para Transporte de Produto Florestal, no Ibama de Sinop. Amanhã, às 8h, os representantes do Sindicato vão fechar o trânsito no centro da cidade e promover um caminhonaço até a porta do Instituto, onde serão apresentadas as reivindicações do setor. “O setor madeireiro representa 50% da economia local, gera divisas para toda a região. Será que isso não é suficiente para ter um tratamento mais digno do IBAMA? Eu me preocupo muito com o risco de desemprego”, alertou Dilceu.

A crise também está atingindo Cláudia, Apiacás, Feliz Natal, Itanhangá, Alta Floresta e Feliz Natal, entre outras. A falta do documento impede que as empresas transportem as toras até as unidades de beneficiamento, paralisando a produção. Os empresários do setor vivem um impasse. Se transportarem a madeira, vão infringir a lei. Se ficarem parados, vão falir. “É um absurdo que o Governo Federal jogue um setor produtivo na ilegalidade. Uma outra forma de liberação deveria ter sido implantada assim que se verificou a deficiência na produção das ATPFs”, protestou o parlamentar.

Dilceu discutiu o problema com Sidnei Bellincanta e apoiou a decisão de manter a manifestação mesmo que o IBAMA receba 10 mil novas autorizações. “A remessa não será suficiente para atender à demanda. Além disso, este não é o único problema enfrentado pelos madeireiros”, alegou. O Sindusmad vai reivindicar ainda a desburocratização dos Planos de Manejo Florestal, melhor atendimento para os usuários e o retorno da categoria “comerciante”, para agilizar a liberação de produtos, que atualmente requer assinatura de contrato de compra de material lenhoso.

A previsão é que toda a cidade fique parada com o protesto. Até a Prefeitura e o comércio vão fechar suas portas em solidariedade aos madeireiros. Ainda divulgaram seu apoio entidades como a Fiemt, Federação das Indústrias do Mato Grosso, a ACIS, Associação Comercial e Industrial de Sinop e o SITICOM, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Construção e Mobiliário. “Vou apresentar meu repúdio à ação do Ibama na sessão desta terça na Assembléia”, concluiu o Deputado. O Vereador Waldir Sartorello vai representar Dilceu no manifestação.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa - Deputado Dilceu Dal´Bosco Fones: (65) 8113 3261/613 2537/613 2536

Secretaria de Comunicação Social