Além da exposição “Revelando Dom Aquino”, o presidente Sérgio Ricardo (PR) entregou 31 Moções de Louvor às pessoas do município que contribuíram com relevantes serviços prestados à cidade e para Mato Grosso.
De acordo com Sérgio Ricardo, o evento é uma prática que vai se tornar rotina na Assembléia Legislativa. “É um espaço por onde circulam três mil pessoas todos os dias, por isso é fundamental que os outros 140 municípios façam o mesmo. Eles precisam mostrar o que produz e suas potencialidades turísticas. É um processo que vai ter continuidade”, destacou.
A data escolhida para que os dom aquinenses apresentassem seus trabalhos na AL, é alusiva ao “Dia de Dom Aquino em Cuiabá”, da Lei Municipal 1.045, de dezembro de 2006, de autoria da vereadora Maria de Lourdes Oliveira (PMDB), popular Lurdinha. A cidade fica distante de Cuiabá 150 quilômetros.
As discussões em torno da divulgação das potencialidades do município seguem até às 16 horas, com as palestras: Água Mineral e Saúde Pública; Águas Termais; Perspectiva do Reflorestamento em Dom Aquino e o Impacto do Turismo no Desenvolvimento Econômico e Social do Município.
Para a vereadora Lurdinha, o desenvolvimento de Mato Grosso também passa por Dom Aquino. E por isso, pediu atenção do governo federal para os repasses dos recursos da União destinados ao município, que tem um orçamento mensal estimado em R$ 750 mil e tem pouco mais de 8 mil habitantes.
“O município sobrevive praticamente dos repasses dos recursos federais e estaduais, precisamos reverte esse quadro para desenvolver a economia local. Temos dificuldade no acesso aos recursos. Espero que outros municípios façam o mesmo e que a partir desse evento sejam desencadeadas novas ações para a cidade”, observou a vereadora.
Já a prefeita de Dom Aquino, Maria José Borges (PMDB) disse que o município é conhecido em nível nacional por causa das riquezas turísticas da região. Segundo a prefeita, a base da economia é alicerçada na agricultura e na pecuária.
“Dom Aquino registra seu nome na história do Parlamento estadual, mostrando os setores produtivos e as riquezas termais da região. Contudo, a instalação de novas pequenas empresas pode contribuir com a geração de empregos e renda, afim de melhorar o desenvolvimento do município. A partir de hoje Mato Grosso vai conhecer Dom Aquino melhor”, destacou a prefeita.
Segundo o deputado Carlos Avalone (PSDB) essa ação é uma oportunidade que a Assembléia dá para os municípios mostrarem suas belezas naturais e suas potencialidades turísticas. “É um instrumento para que os artesãos possam divulgar a região e mostrar a importância que a cidade tem para Mato Grosso”, disse o parlamentar.
Já o secretário de Turismo do Estado, Pedro Nadaf disse que não é fácil administrar nos dias de hoje em função das demandas e dos poucos recursos financeiros para investimentos . Segundo ele, a discussão de políticas públicas para desenvolver as regiões é o caminho mais viável para mostrar a cultura e os pontos turísticos mato-grossenses.
“Isso é importante porque valoriza o processo econômico. O Estado tem um projeto para desenvolver o turismo rural dentro de Dom Aquino. Lá existe uma grande quantidade de mananciais hídricos explorados de forma sustentável, além do potencial do artesanato que vem ganhando espaço no cenário nacional”, ressaltou Nadaf.
Segue abaixo lista das 31 pessoas homenageadas com Moções de Louvor:
1.Advair Ferreira Mendes
2.Almir Lopes de Araújo
3.Aracina Ferreira Mendes- primeira professora de dom aquino
4.Araripe Braz de Amorim
5.dr. Ari Ramos Saldiba
6.Celenir Aparecida Costa Magalhães Ferreira
7.Conceição de Jesus Araújo
8.Epitácio Coutinho Lira
9.Erotildes Luíza de Moura Romero – Diretora da Escola Estadual Dom Aquino
10. padre Francisco Almeida Branco
11. Gelza Antônia Magalhães
12. Guiomar Madalena Ferreira – presidente do Clube do Idoso Rosa de Saron
13. Haroldo klein – presidente da Associação Mato-grossense de Reflorestadores
14. irmã Irene Berlanda
15. Irene Aparecida da Silva - Presidente do Instituto Histórico E geográfico de Dom Aquino-MT
16. Mario Hermes Viegas Ferreira Mendes vice-presidente do Instituto Histórico E geográfico de Dom Aquino-MT
17. Jose Rodrigues Rocha junior
18. Juarez Santos
19. Lourival Cândido Português
20. irmã Luzia Maria de Jesus - Diretora da Escola Estadual Professor Rubens da Cruz Pereira
21. Marildes de Lurdes Ilkiu - Diretora da Escola Estadual São Lourenço
22. Mauro Luiz Moretto e Antonio de Souza Jacinto - Cerâmica Dom Aquino
23. Mercedes Ferreira de Souza
24. Renato Blat
25. Ronaldo Gomes Azambuja - Laticínio Brasilac
26. Valdiva Neres da Silva Araújo – Presidente do Núcleo Cooperativo de Artesãos de Dom Aquino–DOM & ARTE
27. Valter gomes neris – diretor comercial e marketing da Água Mineral Puríssima
28. Vilmar José Franzner - Diretor Água Puríssima
29. Ykuo kojima
30. Zildinete Coutinho Barbosa
31. Cleomar José da Costa
Mais informações:
Secretaria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/ 6283