Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 3 de maio de 2021 17h01


COMISSÕES

Em estreia na presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, Kardec defende industrialização sustentável

Em primeira reunião realizada nesta segunda-feira (3), o deputado Professor Allan Kardec presidiu e relatou diversos projetos de interesse público.

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



O deputado estadual professor Allan Kardec presidiu, nesta segunda-feira (3), a primeira reunião da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, na condição de presidente eleito. Participaram também da reunião o vice-presidente Carlos Avallone e o membro titular Valmir Moretto, além do suplente e líder do governo, Dilmar Dal Bosco.

Além de analisar as pautas da reunião ordinária, o discurso de Kardec se concentrou em buscar alternativas para a consolidação da industrialização do estado, e no fortalecimento da agricultura familiar e do extrativismo sustentável, principalmente em áreas de reservas. “É fundamental que esta comissão possa dar condições de industrialização também aos pequenos produtores”, afirmou.

Outra preocupação do deputado diz respeito às reservas indígenas, que para ele precisam ser preservadas, inclusive a cultura e o modo de vida das etnias. De acordo com Kardec, “os indígenas da etnia Rikbaksta têm um modelo de produção sustentável interessante, com o extrativismo da castanha”. Para o deputado, se eles possuíssem uma despolpadeira e uma prensa industrial, ampliaria a capacidade de industrialização da produção.

Em Juína, existe uma integração entre os sindicatos laborais e patronais, além das associações de povos indígenas, no sentido de articularem a distribuição conjunta da produção proveniente do extrativismo sustentável. Para o deputado, “é fundamental criarmos oportunidades de produção que contraponham da monocultura de larga escala e a mineração em terras indígenas. Dá para viver e manter a floresta em pé”, afirmou Kardec.

Retornando à pauta ordinária, entre os projetos aprovados na comissão está a criação de uma Política de Incentivo à Economia Criativa de Mato Grosso, do deputado Dr. João; a implantação da política estadual de estímulo ao empreendedorismo feminino e um programa de doação de cabelos aos pacientes em tratamento de câncer, ambos do deputado Wilson Santos. Outro deputado a ter dois projetos foi Valdir Barranco, com a obrigatoriedade de instalação de circuito interno de filmagem em pet shops e obrigatoriedade de coleta de embalagens de vidro pelos fornecedores.

 


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec


Associadas


Galeria de Imagens


Notícias