Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de dezembro de 2019 14h57


DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO

Estudantes de MT com melhor redação em concurso são homenageados pela AL

Deputado Wilson Santos concedeu moção de aplausos e destacou importância da educação para o avanço profissional

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Ronaldo Mazza

A Assembleia Legislativa concedeu moção de aplausos a três estudantes da rede pública estadual que alcançaram os três primeiros lugares de melhor redação em um concurso realizado pela Defensoria Pública da União. A sessão especial ocorreu no auditório Milton Figueiredo na manhã desta quinta-feira (5).

Em uma iniciativa liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), foram homenageadas as estudantes Kamila Alves da Cruz e Isadora Katherina de Moraes Silva, ambas do 9º ano do ensino fundamental, e Ana Paula Fernandes, que cursa a 8ª série. 

Também recebeu moção de aplausos o estudante Filemon Sebalho Gomes, aprovado para a fase estadual da Olímpiada de Português, realizada pela Secretaria de Estado de Educação. Todos estão matriculados na Escola Estadual Professora Paciana Torres de Santana, localizada no bairro Residencial Coxipó, em Cuiabá.

Com o tema “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”, a Defensoria Pública da União avaliou mais de 30 mil alunos em todo o país.

Na região Centro-Oeste, o primeiro lugar foi obtido pela estudante Kamila Alves da Cruz. As estudantes Isadora Katherina de Moraes e Ana Paula Fernandes da Costa conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Com histórico de militância na educação, o deputado Wilson Santos enalteceu o resultado das estudantes e as estimulou a seguir adiante com seus planos de obter melhoria na qualidade de vida.

“Todos nós podemos transformar sonhos em realidade pelo conhecimento. Eurico Gaspar Dutra, um cuiabano, chegou à Presidência da República. Eu fui jornaleiro com orgulho na infância, cheguei a deputado federal, prefeito de Cuiabá e deputado estadual. O instrumento mais valioso é o conhecimento e é o que nos faz prosperar na vida”, disse.

Dedicação

A professora de língua portuguesa Sandra da Penha foi a responsável por trabalhar o conhecimento das três alunas que obtiveram alto desempenho na redação. Lotada na Escola Estadual Professora Paciana Torres de Santana, ela é responsável por ter criado um projeto de estímulo à leitura na biblioteca da unidade escolar.

“Quando tivemos conhecimento do concurso, convidei uma advogada especialista em direito ambiental e uma profissional para realizar uma palestra. A partir deste conhecimento, as estudantes produziram a redação e o resultado foi maravilhoso”, disse.

A estudante Kamila Alves da Cruz, que obteve o primeiro lugar, afirma que tem hábito de leitura de livros de literatura e conhecimentos gerais e sonha em ingressar na faculdade de comunicação social – jornalismo. “Ainda falta tempo para o vestibular, mas tenho identificação com o hábito de escrever”, disse.

Já a estudante Isadora Katherina de Moraes diz que sonha em ser bióloga. “Meu hábito pela leitura são livros de conhecimentos gerais. A ciência é algo que me fascina”, revela.

A mesma identificação tem a estudante Ana Paula Fernandes da Costa. “Gosto muito de pesquisa científica. Vou me dedicar aos estudos para  mais à frente ver qual carreira seguir”.

O diretor Emanuel Frank Leite de Oliveira afirmou que a homenagem do deputado Wilson Santos valoriza a educação. “Essa homenagem vinda de um poder constituído enaltece profissionais da educação e nos faz trabalhar ainda mais orgulhoso em busca de resultados como estes”.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420


Relacionadas


Galeria de Imagens