Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Fábrica de gelatina vai impulsionar economia de Acorizal, diz Riva

POR SANDRA COSTA/ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA  •  28 DE OUTUBRO DE 2009 ÀS 09:41:00  •  69 Acessos

POR SANDRA COSTA/ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA  •  28 DE OUTUBRO DE 2009 ÀS 09:41:00  •  69 Acessos

Às margens do rio Cuiabá (localizado apenas a 67 km da Capital), Acorizal começa uma nova fase econômica com a instalação da fábrica da PB Brasil Indústria e Comércio de Gelatinas, que na tarde desta terça-feira (27.11), fez o lançamento oficial do início das obras para a construção de sua sede no município. A empresa, que é ligada ao grupo Tessenderlo, o terceiro maior produtor mundial de gelatina, estima gerar em torno de 400 novos empregos diretos e indiretos e movimentar recursos na ordem de R$ 80 milhões.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), a construção da fábrica, que começa funcionar a partir de 2011, em um município pequeno como Acorizal é um grande ganho para a população e vai movimentar a economia local com a geração de emprego e renda. “É um marco histórico para Acorizal, uma cidade pequena que vai receber investimentos desse porte”, afirmou.

O deputado acredita que são iniciativas como essa, onde o governo proporciona a instalação de multinacionais como a PB Leiner, que vai combater as desigualdades regionais. “Não só em Acorizal, mas também em outros municípios têm sido oportunizado que empresas grandes façam investimentos”, destacou Riva, afirmando que a vinda desta planta industrial vai estimular, inclusive, a classe produtora da região, já que a matéria-prima da gelatina é a pele bovina.

De acordo com o governador Blairo Maggi (PR), três fatores motivaram o grupo Tessenderlo implantar no Brasil a sua primeira filial. São eles: a existência de um grande rebanho, que garanta a matéria-prima; a construção de rodovia e presença de energia elétrica. “Estamos deixando de ser fornecedor de matéria-prima para sermos fornecedores de produtos com valor agregado. A empresa com seus impostos dará um novo impulso para Acorizal. Muitas outras empresas em breve virão para o estado”, acredita Blairo.

O prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá (PR) está confiante para o início de um novo ciclo econômico que vai garantir mais qualidade de vida para a população local. “Inclusão social e geração de emprego e renda para uma economia estagnada e que recebe por mês recursos da ordem de R$ 350 mil de Fundo de Participação dos Municípios e ICMS. É um dos menores repasses do estado”, salientou Meraldo.

Segundo o diretor da empresa no Brasil, Raul Domingos, os incentivos fiscais concedido pelo governo foram fundamentais na escolha do estado como sede da indústria no país. “A fábrica vai exportar em torno de 80% da sua produção. A região da Baixada Cuiabana necessita desses investimentos e estamos felizes de estar aqui”, concluiu Raul Domingos.

Mais informações:
Assessoria da Presidência
Tels.: 3313-6568/9207-4500/8114-5242
Data:28/10/2009

Secretaria de Comunicação Social