Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Faissal cobra regulamentação da legislação das brigadas de incêndio

Requerimento solicita informações do disposto na Lei 10.402/2016.

POR CAROLINA COUTINHO / GABINETE DO DEPUTADO FAISSAL  •  7 DE OUTUBRO DE 2020 ÀS 09:33:00  •  17 Acessos

POR CAROLINA COUTINHO / GABINETE DO DEPUTADO FAISSAL  •  7 DE OUTUBRO DE 2020 ÀS 09:33:00  •  17 Acessos

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) encaminhou o Requerimento n° 550/2020, ao governador Mauro Mendes (DEM), e ao secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Alexandre Bustamante, cobrando informações sobre a regulamentação do disposto da Lei n° 10.402/2016, especialmente no que diz respeito às brigadas de incêndio.

A referida Lei dispõe sobre segurança contra incêndio e pânico no Estado de Mato Grosso e encontra-se pendente de regulamentação e amparo normativo detalhado. O planejamento da brigada de incêndio visa atender às disposições legais, em relação às exigências que levam, em conta, o mínimo indispensável para os meios de prevenção contra emergências, dotando seus componentes dos conhecimentos necessários e indispensáveis, bem como, do uso e conhecimentos, de todos os materiais empregados para esse fim. 

“A causa da tragédia não está simplesmente na ponta de cigarro lançada sobre a vegetação, e sim, na falta de uma política preventiva, que trilha por caminhos desde a formação de uma Brigada de Incêndio operacional, como melhor meio e o vetor para se evitar uma tragédia provocada por um incêndio”, explica Faissal.

Segundo o parlamentar, a regulamentação das brigas de incêndio é competência do chefe do Poder Executivo, a quem cabe estabelecer as diretrizes de planejamento, coordenação e comando.

      

Gabinete do deputado Faissal