Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 31 de outubro de 2019 06h44


RELATÓRIO FINAL

Governo recebe relatórios das visitas técnicas a hospitais e unidades de saúde estaduais

Documento foi produzido pela Comissão de Saúde da ALMT.

NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: Ronaldo Mazza

Os relatórios das visitas técnicas realizadas em 2019 pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foram apresentados e entregues ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e à secretária-adjunta de Regulação, Controle e Avaliação, Fabiana Bardi, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) na tarde de quarta-feira (30).

Neste primeiro ano de atuação da atual legislatura, a Comissão de Saúde visitou 13 hospitais e unidades geridos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) - Hospitais Regionais de Barra do Bugres; de Cáceres; de Rondonópolis; de Água Boa; de Sinop; de Sorriso; de Alta Floresta; de Colíder e de Peixoto de Azevedo. Também receberam visitas o Hospital Metropolitano de Várzea Grande; Hospital Adauto Botelho; o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac) e o Hemocentro de Cuiabá. Em todas as unidades hospitalares foram verificados as condições estruturais e financeiras e os serviços de atendimentos à população.

O governador Mauro Mendes destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Comissão da Assembleia Legislativa. “A partir de agora nós iremos ver detalhadamente esses relatórios técnicos que nos foram entregues hoje. Esperamos que, com base nessas informações, irá sem dúvida alguma nos ajudar a conduzir o plano estratégico, que é de melhorar a saúde de Mato Grosso. Acredito ainda que este documento nos norteará até mesmo a tomarmos novas decisões para que possamos continuar fazendo a saúde funcionar e assim entregando uma saúde melhor a todos os mato-grossenses”.

Os relatórios entregues pela comissão contêm fotos e informações detalhadas de cada hospital vistoriado. Os documentos oferecem ainda dados sobre a distribuição de leitos, de equipamentos sob gestão estadual e municipal, mortalidade infantil, cobertura de atenção primária, isto é, um panorama geral do cenário encontrado nos municípios e regiões visitados pela comissão. Os documentos apresentam sugestões a serem tomadas pelo governo do estado para solucionar as demandas constatadas e melhorar a qualidade dos atendimentos de saúde ofertados à população.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, Paulo Araújo (PP), os relatórios foram entregues ao governo do estado, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias.

“Os relatórios foram entregues ao governo com várias sugestões em todas as unidades que foram visitadas pela Comissão de Saúde, fazendo um breve relato de toda região que abrange aquela unidade hospitalar. As orientações perpassam desde a atenção básica, da média e alta complexidade, da saúde mental e até da questão de judicialização, que é um problema muito sério, que fere principalmente o planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, bem como das secretarias municipais. Para isso, nós precisamos ter ferramentas, e nos relatórios entregues hoje ao governo do estado, nós trazemos sugestões para que consigamos melhorar essa questão da judicialização, como, por exemplo, a criação de uma lei que estipule valores máximos a serem pagos a procedimentos a partir de liminares”.

Também participaram da entrega do relatório, os deputados estaduais Delegado Claudinei (PSL); Dilmar Dal Bosco (DEM); Dr. Eugênio (PSB); Dr. Gimenez (PV); Dr. João (MDB); Sebastião Rezende (PSC); Silvio Favero (PSL); Thiago Silva (MDB) e Valdir Barranco (PT).

2ª etapa – Após a conclusão do primeiro cronograma, a Comissão de Saúde dará continuidade às visitas técnicas. A próxima unidade visitada será o Hospital Geral do município de Poconé, na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro, às 14 horas.


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726