Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Hospital Santa Helena pede apoio da Comissão de Saúde para regularização de repasses

Deputados que compõem a comissão estiveram na unidade na tarde de quarta-feira (11).

POR RENATA NEVES / ASSESSORIA NÚCLEO SOCIAL ALMT  •  12 DE DEZEMBRO DE 2019 ÀS 06:38:00  •  7 Acessos

POR RENATA NEVES / ASSESSORIA NÚCLEO SOCIAL ALMT  •  12 DE DEZEMBRO DE 2019 ÀS 06:38:00  •  7 Acessos

Foto: MARIO ALBERTO GALVÃO OKAMURA

O atraso nos repasses feitos pelo governo do estado e pelo município foi o principal problema apontado pela direção do Hospital Santa Helena à Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante visita técnica realizada na tarde de quarta-feira (11).

Segundo o diretor-geral do hospital, Marcelo Sandrin, está atrasado o repasse de recursos federais feito ao Fundo Municipal de Saúde e também o pagamento de incentivos municipais para custeio da maternidade e referentes à complementação dos honorários de anestesistas e cirurgiões. A unidade aguarda ainda o pagamento, por parte do governo do estado, de valores correspondentes à complementação da tabela de UTI.

Além da regularização dos repasses, Sandrin reivindicou a revisão de portarias publicadas pelo governo do estado que, em sua avaliação, são ilegais e atrasam o recebimento dos recursos devidos. “Estamos muito felizes com a visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e pedimos o apoio dos deputados. Os repasses do estado e do município têm atrasado de 60 a 90 dias. Pedimos que olhem para os filantrópicos com bons olhos, pois estamos sempre abertos à população”, declarou.

Referência em maternidade, o Hospital Santa Helena realiza cerca de 750 procedimentos obstétricos por mês e 85% dos procedimentos realizados na unidade são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos levar ao governo do estado o pedido para diminuir esse atraso de três meses que hoje é praticado, mesmo sabendo das dificuldades de encaminhamento técnico. Vamos sugerir também que seja feita uma antecipação de valores do contrato pré-fixado para evitar essa demora no controle de avaliação”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Paulo Araújo.

O deputado estadual Dr. Gimenezes (PV) também reforçou o compromisso da comissão de buscar soluções para as demandas apresentadas. “A ação da Comissão de Saúde é de intermediação: agir com os hospitais em uma ponta e com o governo e o município na outra, levantar as demandas e levá-las até a Secretaria de Saúde”, disse.

Participaram da visita técnica, os deputados estaduais Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), Dr. João (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB), a superintendente estadual de Regulação de Urgência e Emergência, Inês de Souza Leite Sukert, a diretora administrativa do Hospital Santa Helena, Zoraida Hanna Maby, e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Ricardo Saad (PSDB).

EncerramentoA Comissão de Saúde realizará a última visita técnica de 2019 na próxima terça-feira (17), ao Hospital Municipal e à Unidade de Pronto-Atendimento de Juína. Após a visita, os deputados se reunirão com lideranças regionais políticas e da área da saúde.

Assessoria Núcleo Social ALMT