Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019 06h38


VISITA TÉCNICA

Hospital Santa Helena pede apoio da Comissão de Saúde para regularização de repasses

Deputados que compõem a comissão estiveram na unidade na tarde de quarta-feira (11).

RENATA NEVES / Assessoria Núcleo Social ALMT



Foto: MARIO ALBERTO GALVÃO OKAMURA

O atraso nos repasses feitos pelo governo do estado e pelo município foi o principal problema apontado pela direção do Hospital Santa Helena à Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante visita técnica realizada na tarde de quarta-feira (11).

Segundo o diretor-geral do hospital, Marcelo Sandrin, está atrasado o repasse de recursos federais feito ao Fundo Municipal de Saúde e também o pagamento de incentivos municipais para custeio da maternidade e referentes à complementação dos honorários de anestesistas e cirurgiões. A unidade aguarda ainda o pagamento, por parte do governo do estado, de valores correspondentes à complementação da tabela de UTI.

Além da regularização dos repasses, Sandrin reivindicou a revisão de portarias publicadas pelo governo do estado que, em sua avaliação, são ilegais e atrasam o recebimento dos recursos devidos. “Estamos muito felizes com a visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e pedimos o apoio dos deputados. Os repasses do estado e do município têm atrasado de 60 a 90 dias. Pedimos que olhem para os filantrópicos com bons olhos, pois estamos sempre abertos à população”, declarou.

Referência em maternidade, o Hospital Santa Helena realiza cerca de 750 procedimentos obstétricos por mês e 85% dos procedimentos realizados na unidade são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos levar ao governo do estado o pedido para diminuir esse atraso de três meses que hoje é praticado, mesmo sabendo das dificuldades de encaminhamento técnico. Vamos sugerir também que seja feita uma antecipação de valores do contrato pré-fixado para evitar essa demora no controle de avaliação”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Paulo Araújo.

O deputado estadual Dr. Gimenezes (PV) também reforçou o compromisso da comissão de buscar soluções para as demandas apresentadas. “A ação da Comissão de Saúde é de intermediação: agir com os hospitais em uma ponta e com o governo e o município na outra, levantar as demandas e levá-las até a Secretaria de Saúde”, disse.

Participaram da visita técnica, os deputados estaduais Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), Dr. João (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB), a superintendente estadual de Regulação de Urgência e Emergência, Inês de Souza Leite Sukert, a diretora administrativa do Hospital Santa Helena, Zoraida Hanna Maby, e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Ricardo Saad (PSDB).

EncerramentoA Comissão de Saúde realizará a última visita técnica de 2019 na próxima terça-feira (17), ao Hospital Municipal e à Unidade de Pronto-Atendimento de Juína. Após a visita, os deputados se reunirão com lideranças regionais políticas e da área da saúde.


Assessoria Núcleo Social ALMT


Relacionadas


Galeria de Imagens