Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021 08h00


MEIO AMBIENTE

Indicação de Faissal cobra limpeza de corixos da região do Pantanal

A ação deve beneficiar a retirada de lixo dos principais locais pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Faissal indicação sobre necessidade de limpeza de corixos na região do Pantanal

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Após receber inúmeros pedidos de cidadãos pantaneiros em seu gabinete, o deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária de terça-feira (23), no Poder Legislativo, uma indicação que trata da necessidade de limpeza de corixos na região do Pantanal.  

Uma cópia do documento legislativo foi encaminhada à secretária de Meio Ambiente, Mauren  Lazarretti, e ao secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior. 

“A presente proposição se dá em decorrência dos problemas enfrentados na região do Pantanal, motivo pelo qual temos recebido inúmeras solicitações para providências, dentre elas, uma do senhor Fernando Francisco de Lima, pescador profissional (Colônia Z-01)”, justificou o parlamentar. 

Segundo Faissal, a indicação deve atender aos corixos pantaneiros situados no Rio São Lourenço (Porto Jôfre até o desaguamento no Rio Paraguai), como o Mané Isaque, Lemos (região de Barão de Melgaço), Limoeiro (região do Porto Jofre), que dá acesso a 42 baías, o Rita Velha, o Maria Joana, que dá acesso 16 baías, na região do Porto Jôfre, o Felipão de Cima e  o Patricia, na região do Rio Paraguai – Serra do Amolar, além do corixo Pedro II, que fica na região das baías Gaíva e Uberaba.

Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados e outros com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

 


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br