Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de maio de 2021 11h38


EDUCAÇÃO

Indicação propõe reforma de escola estadual em Barra do Garças

Demanda apresentada pelo deputado Faissal Calil destaca que Escola Francisco Dourado tem 40 anos e nunca passou por reforma.

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária do dia 5, a Indicação nº 2897/21, que propõe  uma reforma  na Escola  Estadual Francisco Dourado, em Barra do Garças.

O documento legislativo foi solicitado pelo vereador Geraldino Alves Neto (PRTB), que atendeu o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar.

 “O vereador Neto nos informou que a escola está localizada no bairro Jardim Amazônia, na Avenida Araguaia, e atende moradores de quatro bairros do entorno, sendo a única escola estadual próxima desses bairros que oferta anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A unidade escolar,  desde  que foi criada em 15/09/1981, nunca passou por uma reforma, e os espaços continuam com as mesmas características físicas de 40 anos atrás”,  justificou o parlamentar. 

“A escola, em alguns ambientes, apresenta estado crítico, com rachaduras nas paredes, telhados desnivelados, apresentando um grande número de goteiras, instalação elétrica precária, além de insuficiente, não sendo possível nem mesmo a climatização dos ambientes e que inclusive, conforme vistoria do Corpo de Bombeiros realizada em 2011, toda a construção foi condenada por oferecerem risco a estudantes e profissionais que ali trabalham”, detalha o parlamentar.

O espaço escolar não possui biblioteca, sala de vídeo, sala de recurso, laboratório de ciências, bem como o refeitório.   

Segundo Faissal Calil, a unidade de ensino não oferta ambientes adaptados aos portadores de necessidades, como banheiros e rampas de acessibilidade. “A instalação hidráulica encontra-se em estado crítico, com obstruções dos canos e infiltrações nas paredes. Diante disso, solicitam com urgência uma providência, para uma reforma geral, prezando pelo bem-estar e segurança dos estudantes e profissionais da escola”, finalizou.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br