Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Juca do Guaraná participa de audiência pública sobre mineração em Peixoto de Azevedo

Deputado destaca a importância da atividade garimpeira para a economia local e apoia medidas para garantir a legalidade e os direitos dos trabalhadores da mineração

POR THAIS FAVARO JACOBINA / GABINETE DO DEPUTADO JUCA DO GUARANÁ FILHO  •  4 DE JULHO DE 2025 ÀS 10:45:00  •  348 Acessos

POR THAIS FAVARO JACOBINA / GABINETE DO DEPUTADO JUCA DO GUARANÁ FILHO  •  4 DE JULHO DE 2025 ÀS 10:45:00  •  348 Acessos

O deputado Juca do Guaraná participou de audiência pública em Peixoto de Azevedo para discutir soluções sustentáveis e medidas de controle da mineração no Rio Peixoto, destacando a importância da atividade garimpeira para a identidade local.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Foto: THAIS FAVARO JACOBINA

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) participou, na noite de quinta-feira (3), em Peixoto de Azevedo, da audiência pública promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O encontro teve como finalidade ouvir representantes da população, autoridades e entidades ambientais, além de debater soluções sustentáveis e fortalecer as ações de controle e fiscalização das atividades minerárias no rio Peixoto.

O parlamentar participou como convidado do prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes, o Paulistinha, e ressaltou sua preocupação com a situação das pessoas que vivem da mineração na região.

“O garimpo não é apenas uma atividade econômica, é parte da identidade do povo peixotense. A história de Peixoto de Azevedo se confunde com a atividade garimpeira. Quantas vezes for preciso vir aqui, eu venho. Quero parabenizar o Ministério Público por ter realizado essa audiência”, declarou Juca.

Em junho, cerca de 150 balseiros do município participaram de uma reunião realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e pediram apoio jurídico e político para legalizar a atividade mineradora no rio e em seus afluentes.

A audiência, presidida pela promotora de Justiça Fernanda Luckmann Saratt, abordou, entre outros pontos, a discussão sobre a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto (Cooperio), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Ministério Público.

 “Essas pessoas precisam de apoio, orientação do poder público para que não fiquem na ilegalidade, que tenham seus direitos garantidos, preservados de exercer a sua atividade, que gera renda não só para si e sua família, mas também para o município”, destacou o deputado.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Também participaram da audiência representantes de entidades ambientais, universidades, associações comunitárias, órgãos de controle, o Ministério Público Federal, cooperativas, entidades de classe, lideranças, e as prefeituras de Matupá e Peixoto de Azevedo, além da sociedade civil.

Gabinete do deputado Juca do Guaraná Filho