Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 9 de dezembro de 2019 12h33


REQUERIMENTO

Lúdio Cabral convoca delegados removidos da Defaz para prestar esclarecimentos

Deputado quer esclarecer se realmente há tentativa de uso político da Polícia Civil.

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimento convocando os delegados Lindomar Tofoli e Anderson Veiga para prestarem esclarecimentos no plenário da Assembleia Legislativa. A convocação deve ser lida e votada em sessão plenária na terça-feira (10). 

Os dois delegados foram transferidos da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz) para a Diretoria Metropolitana, nesta semana. Segundo nota emitida pelo Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso, “a remoção se deu em ato administrativo sem razões fáticas e fundamentação legal”. 

Lúdio defende que os delegados possam explicar os fatos envolvidos na transferência, ocorrida em meio a denúncia feita pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), de que o governador Mauro Mendes (DEM) tentou usar politicamente o aparato policial da Defaz.

“O Legislativo não pode se omitir. O prefeito fez uma denúncia grave, acusando o governador de uso político do aparelho policial, e se ele trouxe um documento à Assembleia com esse teor. A Assembleia precisa dar algum encaminhamento. Além disso, na mesma semana, os dois delegados foram afastados da Defaz. Precisamos que eles esclareçam os fatos o quanto antes, para descobrirmos se realmente há uma tentativa de uso político da Polícia Civil”, disse Lúdio.

O deputado Lúdio Cabral destacou a necessidade de a Assembleia ouvir os delegados ainda neste ano, para que a situação possa ser esclarecida o mais rápido possível, em função da gravidade das denúncias. 


Gabinete do deputado Lúdio Cabral