| Mario Friedlander/ALMT |
![]() |
| Comunidade Formigueiro em Várzea Grande |
A empresa Mosaico GeoTopografia e Geo Referenciamento já a analisou oito dos 21 terrenos que obtiveram do deputado estadual Mauro Savi (PR), o apoio técnico e logístico para a construção dos tanques.
“O serviço topográfico é o início de tudo e que nós queremos aqui hoje é que eles tenham sua propriedade regularizada e licenciada”, disse o topógrafo Tiago Machado, acrescentando que esse passo é de suma importância para a próxima fase que é construção das represas. A perfuração dos tanques depende agora, de uma autorização da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) e a estimativa é de que nos próximos dias já se consiga a legalização de todos os reservatórios.
"Para a construção e execução dos tanques, são necessárias duas licenças: a de instalação desses reservatórios e a de operação da atividade da piscicultura. Cada Tanque mede 10 mil metros quadrados ( 100x100). Queremos em no máximo dois anos, colocar os alevinos, que para nossa surpresa, também foram garantidos pelo deputado Mauro Savi que ainda foi mais além, pois até a ração ele prometeu nos dar”, afirmou a presidente da Comunidade, Maria da Graça Ferreira Oliveira, a Gracinha, que também enfatizou a importância desse apoio de Savi, na estruturação dos trabalhos.
Para o pioneiro na busca pela regularização fundiária do Formigueiro e pela construção dos reservatórios, Alessandro do Correio, as ações que estão sendo realizadas na comunidade, são uma prova que mostra o diferencial de um deputado.
“Aqui sempre vieram politiqueiros que prometiam, prometiam e só vinham aqui para pedir votos, aí então apareceu esse grande parceiro que é o deputado Mauro Savi, que fez o compromisso conosco recentemente e já está mostrando seu trabalho com resultado”, afirmou.
Originada da fusão de quatro loteamentos, São Carlos, Centro-Oeste, Bandeirantes e Arco Íris, a Comunidade Formigueiro é composta por 200 famílias de pequenos produtores. Em 1996 as famílias começaram a ocupação da área e em 2004 conseguiram a licença para a ocupação do solo. Desde então, os pequenos produtores lutam para conseguir a regularização fundiária.
Mais informações:
Assessoria de imprensa da 1ª Secretaria
(65) 3313-6519 / 8110-8484
