Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Militares em Rondonópolis participam de palestras sobre violência doméstica

As palestras são iniciativas do deputado estadual Delegado Claudinei e foram realizadas nesta segunda-feira (25) – Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

POR SANDRA COSTA / GABINETE DO DEPUTADO DELEGADO CLAUDINEI  •  26 DE NOVEMBRO DE 2019 ÀS 17:45:00  •  14 Acessos

POR SANDRA COSTA / GABINETE DO DEPUTADO DELEGADO CLAUDINEI  •  26 DE NOVEMBRO DE 2019 ÀS 17:45:00  •  14 Acessos

As palestras são iniciativas do deputado estadual, Delegado Claudinei e foram realizadas nesta segunda-feira (25) – “Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

As palestras são iniciativas do deputado estadual, Delegado Claudinei e foram realizadas nesta segunda-feira (25) – “Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

Foto: Sandra Costa

Mais de 150 militares, entre oficiais e praças do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, em Rondonópolis, participaram de palestras preventivas sobre violência doméstica nesta segunda-feira (25). Ontem foi o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher e a ação foi idealizada pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), que encerra o calendário de 2019 de ações preventivas dessa problemática.

O delegado Cláudio Santana, titular da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, e a investigadora Gislene Cabral, da Delegacia da Mulher de Rondonópolis, ministram as palestras. Com o tema “Papo – De homem para homem”, Cláudio falou que, em muitos casos que chegam à delegacia, o homem não entende que praticou algum tipo de violência.

“Ainda que não tenha agredido fisicamente, o homem pode praticar agressão, por exemplo, quando ‘xinga’ a mulher, faz ameaças a elas e isso se enquadra na Lei Maria da Penha. Por isso, além dos trabalhos que temos na delegacia, resolvi fazer essas palestras preventivas direcionadas aos homens”, afirma o delegado.  

Já a investigadora Gislene Cabral, da Delegacia da Mulher de Rondonópolis, apresentou a palestra “Violência contra a mulher não tem graça: fere o corpo e a alma”. “Um levantamento mostrou que muitas das vezes o homem que agride a mulher está sob efeito de bebida alcoólica ou outras substâncias lícitas ou ilícitas”, apontou Gislene.

Para o coronel Anderson Pinto, subcomandante do 18º GAC, as palestras foram de grande importância porque muitas das vezes existe o conhecimento da lei, mas não da prática. “E o delegado e a investigadora trouxeram essa vivência, com exemplos que podem alertar todos quanto às suas condutas bem como quanto ajudar outras pessoas. Para a gente foi um grande dia, de aprendizado e agradeço muito ao delegado Claudinei e sua equipe por essa oportunidade”, agradeceu o coronel.

Por fim, o deputado estadual Delegado Claudinei reforçou a necessidade das ações de combate à violência doméstica, uma vez que em Mato Grosso os números são altos. Dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), divulgados na semana passada no portal do governo do estado, mostraram que, entre janeiro e setembro de 2019, foram registrados em Mato Grosso 36 casos de feminicídio. Segundo o levantamento, houve um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram contabilizadas 34 ocorrências. No ano passado, de janeiro a dezembro, no total houve 42 feminicídios no estado.

“Neste ano fizemos várias ações com palestras de combate à violência contra a mulher, também apresentamos indicações e projetos de lei, como o botão do pânico, que foi aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa e agora segue para a sanção do governador Mauro Mendes. São ações extremamente importantes porque o nosso estado em 2017 teve a segunda maior taxa de feminicídio no país”, finalizou Claudinei.

Gabinete do deputado Delegado Claudinei