Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Nininho concede título de cidadão mato-grossense a Joaquim Barbosa

Quando foi ministro do STF, Barbosa resgatou a confiança do cidadão na justiça brasileira e levou a esperança ao cidadão comum que sustenta as estruturas políticas, administrativas e judiciais do país

POR MARIANA SAGGIN/ASSESSORIA DA PRIMEIRA SECRETARIA  •  7 DE AGOSTO DE 2015 ÀS 14:01:00  •  3 Acessos

POR MARIANA SAGGIN/ASSESSORIA DA PRIMEIRA SECRETARIA  •  7 DE AGOSTO DE 2015 ÀS 14:01:00  •  3 Acessos

Deputado Nininho (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

Na sessão plenária vespertina da última quarta-feira (05), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o deputado Ondanir Bortolini (PR), Nininho, apresentou, juntamente com o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), projeto de resolução para homenagear, com o título de cidadão mato-grossense, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-ministro Joaquim Barbosa.

“O ex-ministro Joaquim Barbosa é um exemplo de cidadão para toda a sociedade brasileira. Esta é uma homenagem de reconhecimento a este homem, que prestou um grande serviço à nação e o reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados à justiça brasileira”, disse Nininho.

“Quando foi ministro do STF, Barbosa resgatou a confiança na justiça brasileira e levou a esperança ao cidadão comum que sustenta as estruturas políticas, administrativas e judiciais do país”, frisou o parlamentar.

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu/MG, onde fez os estudos primários no Grupo Escolar Dom Serafim Gomes Jardim e no Colégio Estadual Antonio Carlos. Cursou o segundo grau no Colégio Elefante Branco, de Brasília. Fez também estudos complementares de línguas estrangeiras no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha.

O ex-ministro é doutor e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas), onde cumpriu extenso programa de doutoramento entre 1988 e 1992, o qual resultou na obtenção de três diplomas de pós-graduação. Cumpriu também o programa de Mestrado em Direito e Estado da Universidade de Brasília (1980-82), que lhe valeu o diploma de especialista em Direito e Estado pela UNB. Foi visiting scholar (1999-2000) no Human Rights Institute, da Columbia University School of Law, New York, e na University of California Los Angeles School of Law (2002-2003).

A honraria ao relator do processo do Mensalão no STF será entregue em Rondonópolis, na próxima segunda-feira (10), às 8h, no Parque de Exposições, quando o ex-ministro participará da 43ª Exposul. No evento, Barbosa ministrará, também, uma palestra com o tema: “As instituições do Estado Democrático de Direito em tempos de crise” em que ele falará sobre ética, democracia, corrupção e desenvolvimento.

 

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

Na ocasião, o deputado Nininho apresentou, também, moção de congratulação ao juiz Wladymir Perri pelo destaque nacional como presidente do Tribunal do Júri da Comarca de Rondonópolis.

Wladymir Perri foi premiado pelo Tribunal de Justiça do Estado, com o certificado de reconhecimento como “Juiz destaque do Estado de Mato Grosso”. O prêmio foi concedido a ele por ter sido considerado o juiz mais produtivo em matéria de quantidade e qualidade de sentenças.

O juiz Wladymir Perri tem se destacado nas funções exercidas, além de ter realizado o primeiro mutirão de 75 júris que ocorreu na “Semana Nacional do Juri”, colocando Mato Grosso em primeiro lugar no ranking. “Acredito que nada mais justo que esta Casa de Leis homenageie este grande homem, como forma de agradecimento pelos trabalhos realizados para esse Estado, principalmente na área jurídica”, finalizou Nininho.

Secretaria de Comunicação Social