Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Nininho defende reforma da Cadeia Feminina de Rondonópolis

O parlamentar ressaltou as prioridades das presas, como a reforma dos banheiros com a substituição de latrinas por vasos sanitários

POR NAÍLA ALBUQUERQUE/ASSESSORIA DE GABINETE  •  18 DE MAIO DE 2011 ÀS 15:18:00  •  38 Acessos

POR NAÍLA ALBUQUERQUE/ASSESSORIA DE GABINETE  •  18 DE MAIO DE 2011 ÀS 15:18:00  •  38 Acessos

Há mais de um ano as reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis reclamam das condições do prédio da unidade, motivo pelo qual já realizaram algumas rebeliões cobrando melhorias. O deputado estadual Ondanir Bortolini –o Nininho, juntamente com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sandra Raquel Mendes, estiveram reunidos na Superintendência de Gestão de Penitenciárias do Estado, em Cuiabá, onde reivindicaram uma reforma para a cadeia.

O parlamentar ressaltou as prioridades das presas, como a reforma dos banheiros com a substituição de latrinas por vasos sanitários, berçário, cela para grávidas e sala de atendimento psicossocial, conforme a lista que lhe foi encaminhada pelo conselho.

“Entendemos que Rondonópolis precisa receber investimento do Estado para reformar a cadeia e a Penitenciária Mata Grande. Participamos de reuniões do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) do município e sabemos da precariedade no setor. Queremos lutar pela ressocialização dessas pessoas e para que cumpram suas penas com dignidade e não voltem para o mundo do crime”, defendeu o deputado.

Ele buscará o apoio dos demais parlamentares da região sul para cobrar do governo ações mais enérgicas pela segurança em Rondonópolis e municípios vizinhos. A reunião, em Cuiabá com os superintendentes de Gestão de Cadeias, Altair Camilo Junior e de Gestão de Penitenciárias, José Carlos de Freitas foi positiva. Os superintendentes informaram que o governador do Estado, Silval Barbosa demonstrou preocupação em reformar algumas unidades prisionais em Mato Grosso.

Segundo Altair, o setor de engenharia do Estado realizou uma vistoria na Cadeia Pública e estimou em R$ 540 mil o valor da reforma no local. “Pediram as unidades do Estado que devem ser priorizadas e, com certeza, a Cadeia de Rondonópolis está entre elas. Vamos dar uma atenção especial”, garantiu Altair.

Além da previsão de reformar a Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis, os superintendentes explicaram que estudam a transformação de uma unidade prisional masculina do sul de Mato Grosso em feminina. “Não sabemos ainda se será a Cadeia de Pedra Preta ou Guiratinga, mas existe essa cobrança para desafogar Rondonópolis”, explicou Altair.

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Sandra Raquel, cobrou que as adequações sejam feitas o quanto antes na Cadeia de Rondonópolis. O deputado ainda se comprometeu em intermediar, junto a empresas de tecidos do município, a criação de um projeto de uma pequena oficina de costura na Cadeia Pública, em médio prazo. O projeto deve ser elaborado pelo Conselho e diretoria da Cadeia Pública Feminina.

SEGURANÇA
Representantes das polícias Civil e Militar, assim como responsáveis do sistema prisional no Sul do Estado tem solicitado constantemente o apoio dos deputados para que cobrem do Estado mais efetivo e substituição da frota de viaturas. O deputado Nininho vem apresentando indicações nesse sentido e acredita que a força política da região sul, com vereadores, deputados estaduais e federais e um senador conseguirá êxito nessa empreitada.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
3313-6320
Data: 18/05/2011

Secretaria de Comunicação Social