Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Obra lançada na AL mostra a vida de Totó Paes

Livro de Alfredo da Motta Menezes foi lançado, na noite desta quarta-feira (25). Durante o evento, o escritor e historiador foi homenageado com uma moção de congratulação

POR ADRIANE RANGEL/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO  •  26 DE ABRIL DE 2007 ÀS 14:46:00  •  89 Acessos

POR ADRIANE RANGEL/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO  •  26 DE ABRIL DE 2007 ÀS 14:46:00  •  89 Acessos

A Assembléia Legislativa aprovou uma moção de congratulação para homenagear o historiador e escritor Alfredo da Motta Menezes, pelo livro "A Morte de Totó Paes - Política no interior do Brasil". A homenagem ao escritor ocorreu ontem (24), durante o lançamento da obra, no saguão da Casa. O tema discorrido retrata o momento político compreendido antes, durante e depois da morte do então governador Antônio Paes de Barros - Totó Paes, como ficou conhecido.

De acordo com Menezes, o norte da obra é busca pelos motivos, principalmente políticos, que levaram à morte de Totó Paes. E procurar entender porque se chegou a esse desfecho.

A busca do escritor foi pelos fatos políticos em que o estado estava envolvido desde a Proclamação da República, em 1889, até a morte do governador. "Essa história tem 100 anos. Totó era a pessoa mais rica da época e o interessante é que depois da morte dele, em 1906, não encontramos em Cuiabá uma rua, um beco ou uma escola, nada com seu nome. O livro procura entender o que aconteceu não só pela morte dele, mas pelo fato de ser uma questão eminentemente política. O livro trata disso desde bem antes, ate depois da morte dele", disse Menezes.

"O escritor Alfredo da Motta Menezes escreveu uma obra muito importante, pois fala da política e sua essência. E discorre sobre de lideranças políticas que deram grande contribuição ao estado. È sem duvida extremamente relevante para as novas gerações esclarecer um pouco da história de Mato Grosso e um pouco da historia dos seus políticos", disse o primeiro-secretário da AL, deputado José Riva (PP).

O deputado Carlos Avalone requerente da moção de congratulação destacou que o livro tem um lado polêmico. "O livro irá permitir que se tenha uma volta a discussões, dessa versão um pouco diferenciada sobra a vida e a morte de Totó Paes", explicou.

Para o deputado Bosaipo, a obra de Alfredo Motta Menezes é um resgate da história cultural mato-grossense. Segundo Bosaipo, Totó Paes teve uma importância fundamental no ciclo econômico do estado. "Naquela época os tempos eram mais difíceis. Ele foi um líder empresarial e na época teve uma influencia muito grande na economia do estado. Agora o escritor resgata todo esse trabalho. Essas informações serviram para que todos conheçam a figura de Totó Paes", observou.

A obra apresenta um levantamento de uma parte da história do estado. A iniciativa do livro vai proporcionar aos jovens o conhecimento da história e da política", analisou Walter Rabello (PMDB).

CONSIDERAÇÕES
"Quero parabenizar o escritor e historiador Alfredo Menezes que merece todo respeito e ecumênico nosso pelo trabalho desenvolvido no livro. A história de Totó realça a vida de Mato Grosso", destacou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ubiratan Spinelli.

Na avaliação do jornalista Onofre Ribeiro, Mato Grosso está passando por grandes transformações econômicas, políticas, sociais e humanas, mas deixou para trás algumas discussões políticas mal resolvidas. Ele explicou que nos tempos heróicos passados, no final do século 19, o embate político era isolado, "aqui no sertão do país, ele era conduzido pelas vertentes políticas. O professor levanta uma porção de questões novas que tiram do lugar algumas teorias já consolidadas, mostrando um novo perfil de Totó”, analisou Ribeiro.

"Na minha visão como economista, Totó Paes, tenha sido o maior empreendedor empresarial que Mato grosso já teve em todos os tempos" disse o secretário de Finanças de Cuiabá, Vivaldo Lopes.

O presidente da Câmara dos Vereadores Antero Ponce afirmou que a historia contada pelo escritor é uma historia que esclarece a trajetória do ex- governador. Existem vários fatos importantes colocados aqui , e é o que mais se aproxima da verdade", salientou.

Para a escritora, historiadora e coordenadora da editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Elizabeth Madureira Siqueira esse livro conta uma passagem de Mato Grosso que tem reflexo até hoje.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6283

Secretaria de Comunicação Social