Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Oficina de arteterapia para pacientes do Caps resgata espírito natalino

Assembleia Social oferece formação em produção de cartões de Natal a pacientes de saúde mental, resultado de parceria no Setembro Amarelo

POR PRISCILA MENDES / ASSEMBLEIA SOCIAL  •  9 DE DEZEMBRO DE 2020 ÀS 09:25:00  •  3 Acessos

POR PRISCILA MENDES / ASSEMBLEIA SOCIAL  •  9 DE DEZEMBRO DE 2020 ÀS 09:25:00  •  3 Acessos

Aos fundos da foto, a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula, a professora Dani Xu e o gerente do Caps CPA, Élvio dos Anjos

Aos fundos da foto, a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula, a professora Dani Xu e o gerente do Caps CPA, Élvio dos Anjos

Foto: Karen Malagoli

Está chegando o Natal e a Assembleia Social ofereceu na última semana uma oficina cheia de significado: arteterapia a pacientes de saúde mental para a produção de cartões natalinos. A formação é uma parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do CPA, que nasceu no Setembro Amarelo deste ano; e com o Programa Ambientação, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que forneceu os papéis reciclados para a ação. 

A oficina foi oferecida pela professora Daniela Cunha Crescêncio (a artista plástica Dani Xu), utilizando das técnicas de aquarela e lápis de cor em papel. “Foi uma experiência surpreendente, eu não tinha ainda trabalhado com pacientes de saúde mental e eles se adaptaram muito bem à técnica. Nenhum deles havia pintado antes”, conta.

A iniciativa atingiu um grupo reduzido de pacientes, com foco nas medidas de biossegurança, e foi das poucas ações direcionadas pela unidade do Caps, tendo em vista que as atividades coletivas foram suspensas por boa parte do ano.

Dani Xu também ficou encantada com o resgate do espírito natalino: “em tempos de Whatsapp, as pessoas perderam o hábito de trocar cartões de Natal e essa ação resgata um pouco isso. Os alunos contaram que entregarão a amigos, familiares, até para o Caps, como forma de gratidão”.

Beatriz Alves da Silva se destacou na produção dos cartões natalinos. A paciente faz tratamento de depressão e afirmou que a oficina foi muito proveitosa. “Eu cheguei aqui na primeira aula bem estressada, mas eu comecei a pintar e saí bem calma. Hoje estou bem tranquila. E eu gostei muito do resultado, o segundo cartão que fiz ficou mais bonito que o primeiro”.

“Nossas ações são sempre muito ricas. Nós sabemos da importância da arte para a alma, para a cura e é uma alegria tornar os dias dessas pessoas melhores. Oferecer arteterapia já é, por si só, grandioso, e ainda resgatando o espírito natalino, o sentimento de gratidão... Somos só sorrisos com essa parceria”, comemorou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Assembleia Social