Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Página da ALMT no Face desponta como a segunda no Brasil em aumento de seguidores

O ranking lista as instituições legislativas estaduais de todo o país, em um período de três meses de monitoramento

POR SANDRA COSTA E MÁRCIA OLIVEIRA/ALMT  •  4 DE MARÇO DE 2016 ÀS 15:07:00  •  11 Acessos

POR SANDRA COSTA E MÁRCIA OLIVEIRA/ALMT  •  4 DE MARÇO DE 2016 ÀS 15:07:00  •  11 Acessos

Assembleia Legislativa nas redes sociais (Foto: Equipe de Publicidade/ALMT)

A página da Assembleia Legislativa de Mato Grosso no Facebook foi a segunda que mais cresceu em número de seguidores no país entre as instituições legislativas estaduais, segundo relatório analítico feito pela equipe de publicitários da Casa. O período avaliado pelos profissionais abrange três meses: novembro de 2015 a fevereiro de 2016.   

Em números isso significa que a mídia social da ALMT teve 2.413 curtidas/seguidores, nesse espaço de tempo, perdendo apenas para o Parlamento de Santa Catarina, com 2.521 curtidas. Atualmente a ALMT tem 9,3 mil seguidores e ocupa o 10º lugar no ranking das ALs mais seguidas. A de Santa Catarina está no topo da lista, com 30,4 mil seguidores.

Na nossa página os cidadãos podem acessar informações que vão desde a atuação legislativa fim - tramitação de projeto de lei, realização de audiências públicas, reuniões de comissões, atuações políticas - até aquelas relacionadas a programas, serviços e campanhas abraçadas pela instituição.  

Os dados do relatório evidenciam uma das características da mídia social Facebook, que é a velocidade em disseminar e receber informações. Mas vale ressaltar que ela sozinha não faria diferencial tão ímpar. A César o que é de César: não fosse pela Mesa Diretora perceber o potencial da mídia e dar condições de trabalho à equipe eficiente e atenta que cria conteúdo e alimenta a página, a instituição não teria melhorado tanto seu relacionamento com o cidadão, avalia a equipe da Comunicação.  

A fanpage da AL passou a ter uma criação publicitária específica, que contempla suas características, a partir de março de 2015. E desde lá a instituição ampliou, em muito, sua visibilidade e capacidade de interlocução. Um dos exemplos é o comentário, na página da AL, do servidor e cidadão Bil Luiz Pereira: “Assembleia mais uma vez dando show na gestão das redes sociais. Massa. Isso tem um alcance muito grande e ajuda a esclarecer para a sociedade o papel da AL. Bacana, parabéns”. Ele avalia assim uma das postagens da página.

Assembleia Legislativa nas redes sociais (Foto: Equipe de Publicidade/ALMT)

Um dos responsáveis pelo relatório, o publicitário Yuri Daltro, informa que, nos três meses, o post de maior alcance, 406.886 pessoas, foi um que explicou o que é um programa da Casa, o Por Dentro do Parlamento. Já o de maior interação, curtidas, comentários e compartilhamentos foi o que usou o lançamento do último episódio do filme Star Wars para explicar o que é democracia.  

“Um dos papéis constitucionais do Poder Legislativo é incentivar a participação popular nas decisões que impactam a nossa vida. E o Facebook é uma mídia social que facilita esse trabalho. Por exercitarmos a criatividade, a pesquisa e o contato com as pessoas, a atividade também se tornou uma diversão para a equipe”, afirma Yuri.  

O relatório também serve como base para traçar estratégias e redirecionar a atuação em casos de necessidade.

Produtividade - O publicitário Fabiano Albuquerque lembra que a página da ALMT tem uma alimentação intensa. No ano passado foram 215 postagens, sendo 148 de setembro a novembro. As páginas das assembleias do Rio de Janeiro e Minas Gerais fizeram 20 posts cada uma. E a de Santa Catarina, 34. A da ALSP fez 47. Um dos grandes sucessos da página da ALMT são os vídeos, garante Fabiano. Eles geram um alcance 284% maior que a média geral.

Assembleia Legislativa nas redes sociais (Foto: Equipe de Publicidade/ALMT)

Para o secretário de Comunicação, Ricarte de Freitas, incorporar e aprimorar novas ferramentas midiáticas como as redes sociais Facebook e Twitter, que mantêm um canal de interlocução aberto e direto com o cidadão, é imprescindível.

“As redes sociais vêm para oportunizar esse relacionamento. Na hora em que começamos a trabalhar com o que o cidadão pensa, chamamos sua atenção para que ele não se lembre do deputado somente em época de campanha ou quando precisar de algo em benefício pessoal”.

Ganhos palpáveis - A interação do cidadão com a Casa já rendeu frutos. Em janeiro, a sugestão de um internauta se transformou em projeto de lei. Ao publicar um post de combate ao mosquito Aedes aegypti na página da ALMT, um internauta sugeriu redução de ICMS para os repelentes e inseticidas no período de duração de surtos de dengue, zika e febre chikungunya.

“Percebemos que a comunicação nessa rede social tem que ser direta com o público, utilizando uma linguagem leve e simples. Para isso, muitas vezes recorremos ao humor, por meio de memes, abordando assuntos da cultura popular para falar de projetos de leis e das atividades parlamentares”, explica Albuquerque.

Além de Yuri e Fabiano, a equipe de publicidade da Casa é composta pelos servidores Leonardo Bezerra, Nivaldo Júnior, Guilherme Góes, Andrey Romeu e Aluá Deliberai.

 

Secretaria de Comunicação Social