Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Parlamentar quer lousa digital em escolas públicas

Meta é ampliar a interatividade da escola com o mundo exterior

POR MARIA NASCIMENTO/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO  •  21 DE ABRIL DE 2008 ÀS 16:53:00  •  10 Acessos

POR MARIA NASCIMENTO/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO  •  21 DE ABRIL DE 2008 ÀS 16:53:00  •  10 Acessos

Tramita na Assembléia Legislativa, projeto de lei de autoria do deputado José Domingos Fraga (DEM) que autoriza o governo a implantar, no âmbito da rede pública de ensino, a lousa digital como medida de estabelecer o processo de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento de práticas pedagógicas mediadas pela linguagem audiovisual interativa.

Como o projeto é de cunho autorizativo, o parlamentar articulará sua aplicação junto ao governo, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação. “Essa nova ferramenta vai ao encontro das práticas dos estudantes que utilizam cada vez mais a internet como fonte de informação”.

Para o parlamentar, “é importante deixar registrado que o benefício da lousa digital, em relação às outras tecnologias, tais como o rádio, a televisão ou o computador, é que incorpora as funções desses recursos e, por isso, oportuniza a elaboração de aulas inovadoras, dinâmicas, por meio da apresentação de imagens, sons, vídeos, fotos que enriquecem o processo de ensino e aprendizagem”.

Ainda de acordo com ele “os processos educacionais da atualidade buscam auxiliar a potencialidade de cada indivíduo, a fim de que adquiram as competências necessárias para atuar na sociedade. No entanto, há também a necessidade de ajudá-los na construção das suas relações sociais, a partir da aquisição de valores básicos para o exercício da cidadania, que objetivam o bem comum. “É essa interatividade que essa nova ferramenta estabelece”, explicou o deputado.

A lousa digital é uma tela sensível ao toque, em que são projetadas imagens enviadas por um projetor multimídia, conectado a um computador. Entre os diversos benefícios, ao utilizar a lousa interativa, o professor pode acessar páginas na internet, escrever, desenhar, editar, gravar e enviar para os seus alunos via e-mail tudo o que foi escrito e realizado no quadro durante as aulas. Geralmente, o software de gerenciamento das lousas digitais possui a função de armazenar informações como textos, imagens ou vídeos que sejam inseridos no quadro interativo.

“Não restam dúvidas, que essas características podem ser consideradas como diferenciais enriquecedores em relação aos demais recursos didáticos já utilizados nas unidades escolares, pois, além de reunir várias funções em um só equipamento, traz benefícios que permitem elaborar aulas mais eficientes e com mais qualidade”.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6310/6283

Secretaria de Comunicação Social