| Widson Maradona |
![]() |
| Dep. Airton Rondina -Português (PSD) |
O site do deputado estadual Airton Português (PSD) tem uma novidade para o internauta. Desde quarta-feira (20) foi instalado botão de acesso à petição pública para instalação de uma Base Aérea em Cáceres (220 km de Cuiabá).
O abaixo-assinado na internet foi instalado no dia 11 de março. Essa ferramenta é para facilitar a vida dos internautas e simpatizantes da criação de uma Base Aérea em Cáceres, proposta esta feita pelo deputado em outubro de 2012, durante audiência pública naquele município.
Para fazer parte do abaixo-assinado, o internau deve acessar o site do deputado www.airtonportuguês.com.br, clicar no botão virtual, que remete diretamente à petição pública.
Depois o internauta recebe um e-mail em que pede para ele confirmar a assinatura da petição pública. É importante confirmar o recebimento da mensagem eletrônica para validar o abaixo-assinado.
Há também outra forma de fazer parte do abaixo-assinado. Basta acessar www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N37406 e preencher os campos obrigatórios como nome, e-mail e cidade onde o interessado mora. São facultativos o CEP (Código de Endereçamento Postal), ano de nascimento e comentários. Depois é só confirmar no botão, localizado na parte inferior da página.
META
A meta do deputado é alcançar com maior rapidez ao menos 50 mil assinaturas e utiliza-las como meio de convencimento das autoridades do Ministério da Defesa, a quem compete estudar tecnicamente a criação da Base Aérea, e a presidenta Dilma Rousseff, que autoriza ou não o procedimento. “Com a petição eletrônica fica mais ágil e fácil para a pessoa assinar a proposta”, avaliou Português.
O movimento pela instalação da Base Aérea no município (220 km de Cuiabá) começou no dia 31 de outubro de 2010, durante Audiência Pública promovida pelo deputado Português em Cáceres, com a presença de autoridades militares, civis e moradores da cidade.
A audiência foi realizada para discutir investimentos federais na região, constituída por 22 municípios, todos na faixa de fronteira. Seis municípios também estão incluídos nessa situação, como Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Tangará da Serra, entre outros, totalizando 28.
A iniciativa do deputado Português para instalar a Base Aérea tem como fundamento principal o combate aos traficantes de drogas da Bolívia, que agora se utilizam de aeronaves para jogarem toneladas de cocaína em território mato-grossense.
De acordo com o deputado, a droga vem da Bolívia e é jogada em fazendas em Cáceres ou municípios próximos. Depois o produto é apanhado e levado por veículos para Cuiabá e grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo o deputado, as bases aéreas mais próximas ficam em Campo Grande, Manaus e Anápolis, em Goiás. Mas o tempo de resposta para um avião militar chegar a Cáceres, por exemplo, é demorado. “Uma aeronave demoraria cerca de 40 minutos para contrapor um avião do tráfico. Assim, os traficantes têm tempo suficiente para jogar a droga no Brasil”, disse o deputado.
Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 3313-6600
