Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias de Reis

POR ANNY GONDIN / PRESIDÊNCIA DA ALMT  •  20 DE FEVEREIRO DE 2026 ÀS 13:45:00  •  126 Acessos

POR ANNY GONDIN / PRESIDÊNCIA DA ALMT  •  20 DE FEVEREIRO DE 2026 ÀS 13:45:00  •  126 Acessos

Em 19 de julho, a ALMT aprovou em segunda votação o PL 1875/2025, de autoria do deputado Max Russi, que oficializa a Folia de Reis como patrimônio histórico, artístico e cultural de Mato Grosso e reconhece Dom Aquino como “Capital Mato‑grosense das Folias de Reis”. A medida visa valorizar a tradição, permitindo que municípios adotem incentivos como prioridade em programas estaduais, realização de eventos, festivais e parcerias com universidades e entidades civis, além de estimular a participação de jovens e a transmissão do saber tradicional; o projeto segue para sanção do governador Mauro Mendes.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Foto: ANNY GONDIN

Em sessão ordinária desta quinta-feira (19) foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 1875/2025, de autoria do deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que declara a tradicional Folia de Reis como integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural de Mato Grosso. O projeto também reconhece o município de Dom Aquino como a “Capital Mato-grossense das Folias de Reis”.

“Nós precisamos valorizar e incentivar iniciativas que fortaleçam a Folia de Reis, uma tradição cultural presente em diversos municípios de Mato Grosso. É uma manifestação que faz parte da cultura brasileira, e o nosso estado não é diferente. O objetivo é fortalecer, preservar e dar ainda mais reconhecimento a essa festa”, ressaltou Max Russi. 

A tradicional festa ocorre em diversos municípios do estado e é uma das mais emblemáticas do país, trazendo à vida a passagem bíblica da visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus. 

A cidade de Dom Aquino preserva práticas, cantos, trajes, instrumentos e saberes que se mantêm vivos graças à atuação diligente de mestres e brincantes, como são chamados os festeiros. 

Com a aprovação da lei, os municípios poderão adotar medidas de incentivo, como a prioridade em programas estaduais de apoio à cultura tradicional e popular, promoção de eventos, festivais e mostras anuais em parceria com o poder executivo municipal, universidades, centros culturais e entidades civis; apoio a ações que incentivem a participação de jovens e a transmissão do saber tradicional. 

O projeto segue agora para a sanção do governador Mauro Mendes.

Presidência da ALMT