Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Presidente da CPI da Telefonia afirma que MT tem pressa em universalização de 4G

De acordo com a Anatel, as operadoras de telefonia têm planejamento de cobertura total de 4G apenas para 2028.

POR JANAIARA SOARES DA SILVA / GABINETE DO DEPUTADO DIEGO GUIMARÃES  •  2 DE MAIO DE 2023 ÀS 14:49:00  •  9 Acessos

POR JANAIARA SOARES DA SILVA / GABINETE DO DEPUTADO DIEGO GUIMARÃES  •  2 DE MAIO DE 2023 ÀS 14:49:00  •  9 Acessos

Foto: JANAIARA SOARES DA SILVA

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), fez um balanço do encontro que teve com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e parlamentares federais. Na oportunidade ele esteve reunido com o presidente da instituição, Carlos Baigorri, que se colocou à disposição para auxiliar a CPI na coleta de informações.

De acordo com Diego, um dos focos da CPI é tentar um acordo com as empresas de telefonia em busca da diminuição no tempo previsto para universalização do sinal 4G no estado. Conforme a Anatel, no leilão de concessão do sinal 5G foi estabelecido que até 2028, 100% do território nacional seja coberto por 4G.

Para 2023 a previsão é que 10% do território nacional esteja com cobertura, 2024 serão 20%, 2025 a intenção é chegar a 40%, 2026 e 2027 de 60% a 80% e só em 2028 o 4G deverá estar em todo o território nacional, especialmente em cidades e distritos.

“Mato Grosso é uma exceção à regra. Há uma necessidade de abreviar esse tempo, porque os compromissos até 2028 são escalonados. Mato Grosso tem pontos isolados e o crescimento econômico do estado também depende do acesso à telefonia móvel de qualidade”, ressalta o vereador.

O presidente da Anatel disse que o escritório regional de Mato Grosso estará disponível para ajudar a CPI. “A agência está à disposição para podermos apurar a qualidade do sinal de telefone e internet móvel nas cidades e garantir que a prestação de serviço seja a melhor ajudando no crescimento do estado”.

O relator da CPI, deputado Dr. Eugênio também esteve na reunião em Brasília e ressaltou que as informações da Anatel vão ajudar na construção do relatório final. “É importante que toda informação seja apresentada para entregarmos o melhor relatório possível”.

A reunião foi intermediada pelo senador Wellington Fagundes (PL) e contou com a presença dos deputados federais Abílio Júnior (PL), Fábio Garcia e Coronel Assis, ambos do União Brasil. 

Gabinete do deputado Diego Guimarães