Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de agosto de 2007 11h57


O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SéRGIO RICARDO (PR) PARTICIPOU NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (13) DA DIPLOMAçãO DE 118 PRESIDENTES DE BAIRROS EM VáRZEA GRANDE. OS ELEITOS TêM MANDATO DE QUATRO ANOS. DO PLEITO PARTICIPARAM, PELO MENOS, 41 MIL ELEITORES. A ELEIçãO ACONTECEU NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO. EM VáRZEA GRANDE, SEGUNDO SéRGIO RICARDO, ESTá SENDO INVESTIDA PARTE DE SUAS EMENDAS PARLAMENTARES, EM DIVERSOS BAIRROS COM OBRAS DE PATROLAMENTO E CASCALHAMENTO DE RUAS. “O PRESIDENTE DE BAIRRO TEM O PAPEL FUNDAMENTAL NA LEITURA DOS ANSEIOS E DOS

Presidentes de bairros são diplomados

Ontem (13) foram diplomados 118 presidentes comunitários

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR) participou na noite desta segunda-feira (13) da diplomação 118 presidentes de bairros em Várzea Grande. Os eleitos têm mandato de quatro anos. Do pleito participaram, pelo menos, 41 mil eleitores. A eleição aconteceu no primeiro semestre deste ano.

Em Várzea Grande, segundo Sérgio Ricardo, está sendo investida parte de suas emendas parlamentares, em diversos bairros com obras de patrolamento e cascalhamento de ruas.

“O presidente de bairro tem o papel fundamental na leitura dos anseios e dos problemas da comunidade. É ali que nascem os problemas como à falta de água, de energia elétrica, do asfalto, do posto de saúde que não funciona e da escola que é de má qualidade. Por isso, o bairro é o termômetro para que a classe política possa visualizar os problemas e buscar as soluções”, observou Sérgio Ricardo.

Na opinião do deputado Maksuês Leite (PP), o movimento comunitário é decisivo em qualquer gestão pública. “É o presidente de bairro que sofre a pressão da comunidade, quando a lâmpada do poste está queimada, quando há buracos nas ruas e quando há terrenos baldios que servem de depósitos de lixo e esconderijos para bandidos. Ele é o elo entre o poder público e a comunidade”, observou o parlamentar.

O prefeito de Várzea Grande Murilo Domingos (PPS) disse que o paço municipal vai firmar parcerias com os presidentes de bairros, a intenção é viabilizar os pontos críticos da cidade para a realização de obras de saneamento básico no município.

“Eles são participes de nossa administração, porque estão mais próximos dos problemas de cada comunidade. Nesse contexto vamos realizar muitas obras e a parceria dos presidentes de bairros é fundamental para que tenhamos êxitos”, destacou Murilo Domingos.

O presidente da União Várzea-grandense de Conjunto de Moradores de Bairros, Mateus Magalhães afirmou que não é a primeira vez que a associação realiza esse tipo de evento. Eleição e posse semelhantes aconteceram em 2004.

“Em 2007 já realizamos 80 novas eleições. É uma forma de conceder aos eleitos o direito de tomarem posse de seus respectivos mandatos. É o mínimo que podemos fazer aos companheiros do movimento comunitário. A Assembléia Legislativa teve um papel fundamental à realização do evento”, disse Mateus Magalhães.

O presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores dos Bairros, Walter Arruda classificou a posse dos eleitos com impar para o movimento comunitário em Mato Grosso.

“Já há conscientização de nossas lideranças. Unidos somos mais fortes e os presidentes de bairros primam pela unificação das eleições em todo o estado. Aqueles que sempre usaram o movimento comunitário para fazer objeto de politico e de cabos eleitorais não estão satisfeitos com a atuação. O movimentos comunitário está cada vez mais forte”, disse Walter Arruda.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Residencial Eleos Domingos, Wanderlei Pimenta o movimento comunitário prova que está mais consciente de seus deveres junto à comunidade. “A união do movimento e do fortalecimento são fundamentais para representar nossa comunidade com êxito. O movimento abraça os parlamentares que vêm trabalhando com o movimento comunitário, como a Assembléia Legislativa”, destacou.

Para o secretário de Segurança Pública, Carlos Brito que já foi presidente do bairro Parque Cuiabá – região do Coxipó – o índice de criminalidade em Várzea Grande vem caindo, mas, ainda, está distante do desejado pela população.

“De 2006 para 2007, em Várzea Grande reduziu mais do que em Cuiabá. A retomada do policiamento às ruas e implementação de uma politica de segurança pública têm sido mais eficaz. Já em relação ao policiamento comunitário, o município tem sido assistido pelo governo estadual – através das Base de Segurança - existe uma no bairro São Matheus, em setembro vamos inaugurar um outra no bairro Cristo Rei e até o fim do ano, outra base, no Jardim Imperial”, afirmou Brito.

Mais Informações
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com