Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
Prestes a completar 30 anos desde a implementação, o Programa Por Dentro do Parlamento soma mais de 90 mil visitantes e é uma referência no trabalho de aproximação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com a comunidade. Para este ano, a agenda está lotada até setembro, mas os interessados podem entrar em contato para marcar visitas a partir de outubro pelo e-mail pordentrodoparlamento@al.gov.mt.br ou pelo telefone (65) 3313-6288.
Coordenado pela Superintendência de Planejamento Estratégico, o programa tem por objetivo explicar o funcionamento do Poder Legislativo, conhecer o dia a dia do Parlamento, acompanhar uma sessão plenária e ainda participar de duas palestras, sendo uma geral sobre processo legislativo e outra sobre cidadania, direitos e deveres dos cidadãos.
As visitas têm como público-alvo, grupos da sociedade civil e alunos de escolas públicas ou privadas e de universidades. Para garantir um melhor aproveitamento da experiência, as visitas de estudantes são exclusivas para alunos a partir do oitavo ano do ensino fundamental. “Antes, as visitas eram abertas às crianças também, mas percebemos que o aproveitamento é melhor quando já possuem uma certa maturidade, conseguem interagir com os temas”, explica Raquel Jassniker, coordenadora do programa.
O coordenador do projeto “Eu também quero ser líder: liderança do jovem protagonista”, Daniel Ricardo da Silva Sena, que atua na Escola de Tempo Integral Jonas Lopes da Silva, em Tangará da Serra, trouxe 22 alunos na última segunda-feira (13), para participarem do “Por Dentro do Parlamento. Ele conta que a visita busca preparar os estudantes para a prática cidadã com a percepção em diferentes contextos inserido na sociedade. ”Com a visitas na Assembleia Legislativa e a interação com as lideranças do poder Legislativo contribuem significativamente para a construção do conhecimento dos nossos alunos protagonistas. Ele foram tão bem acolhidos e ,com toda veemência, posso afirmar que a experiência contribuirá para a construção de uma consciência cidadã, justa e solidária", afirma Daniel.
Para os interessados em participar do programa, a ALMT disponibiliza um ônibus para transporte dos visitantes em um raio de até 100 km da capital, além de um lanche que é oferecido no intervalo. O agendamento pode ser feito pelo e-mail pordentrodoparlamento@al.gov.mt.br ou pelo telefone 3313-6288.