Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 23 de julho de 2019 15h25


PRIORIDADE

Projeto cria sistema de transporte de órgãos e tecidos humanos em MT

Proposta, de autoria do deputado Silvio Fávero, visa dar celeridade às cirurgias de transplante no estado, evitando que o serviço seja interrompido novamente.

JOELMA PONTES / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Foto: Ronaldo Mazza

“Nós estamos em um estado pujante, mas quando falamos em saúde pública, retrocedemos. É inaceitável saber que esse tipo de serviço, um dia, esteve interrompido, e o pior, ficar quase uma década nessa situação”, observou o deputado estadual Silvio Fávero, autor da medida que cria o sistema de transporte de órgãos e tecidos humanos para fins de transplante, em Mato Grosso.  

O Projeto de Lei nº 748/2019 define que participarão do sistema todos os meios de transporte da rede pública estadual de saúde, das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, buscando-se também a participação das empresas privadas de transporte aéreo e terrestre, bem como planos e seguros de saúde.

A coordenação do sistema ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde, que em parceria com outras secretarias, entidades púbicas e privadas e com bancos de transplantes de Mato Grosso, poderá promover as ações necessárias para o funcionamento do sistema.

Segundo Fávero, buscar esforços para o aprimoramento do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos é um objetivo que as autoridades do estado devem seguir à exaustão, considerando a importância do assunto e bem-estar de pacientes que dependem exclusivamente do estado para salvar suas vidas.

“Por se tratar de situações onde o tempo é muito limitado e primordial, torna-se imprescindível a necessidade de desenvolver uma ferramenta que permita ações conjuntas que auxilie nessa etapa. Além disso, a lei vem para reestabelecer e normalizar esse serviço que salva vidas e que, volto a frisar, há quase uma década ficou parado, só no papel”, ressaltou o parlamentar.


Gabinete do deputado Silvio Fávero