Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Projeto revoga mudança de nome da escola Natalino Ferreira Mendes

Mudança feita pelo governador sem consulta à comunidade escolar revoltou a população cacerense

POR LAISE OLEAS LUCATELLI / GABINETE DO DEPUTADO LÚDIO CABRAL  •  16 DE FEVEREIRO DE 2021 ÀS 07:02:00  •  57 Acessos

POR LAISE OLEAS LUCATELLI / GABINETE DO DEPUTADO LÚDIO CABRAL  •  16 DE FEVEREIRO DE 2021 ÀS 07:02:00  •  57 Acessos

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou, nesta segunda-feira (15), um Projeto de Decreto Legislativo para revogar a mudança de nome da Escola Estadual Natalino Ferreira Mendes, em Cáceres. O parlamentar argumenta que o governador tomou a decisão de retirar o professor Natalino do nome da escola sem discutir com a comunidade escolar, o que revoltou a população cacerense.
O projeto de Lúdio susta os efeitos do Decreto nº 821/21, que foi assinado pelo governador, pelo chefe da Casa Civil e pelo secretário de Educação, e publicado no Diário Oficial na semana passada, criando a Escola Estadual da Polícia Militar "CB PM RR Davi Maciel de Campos" onde hoje funciona a escola Natalino Ferreira Mendes.
“O governador vem cometendo uma série de maldades contra a educação pública de Mato Grosso e tomou várias medidas importantes na canetada, sem debate. A mudança na escola Natalino Ferreira Mendes é mais uma dessas medidas, que ataca a memória da população cacerense e retira da escola o nome de um homem que dedicou sua vida a ensinar e a registrar a história de Cáceres”, disse Lúdio.
Na justificativa do projeto, Lúdio citou algumas obras de Natalino: "Imortal da Academia Mato-grossense de Letras e fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Natalino Ferreira Mendes é natural de Cáceres. Professor, poeta, memorialista e cronista. Seus textos são fruto de pesquisa histórica em arquivos públicos e particulares. Dentre as suas obras, destacam-se: História de Cáceres: administração municipal (1973 e 2009); Marco do Jauru (1983); Efemérides cacerenses (1992); Anhuma do Pantanal: poesia da terra (1993); Memória cacerense (1998), História de Cáceres: origem, evolução, presença da Força Armada (2010), dentre outros, além de ser o autor do Hino do município de Cáceres”.

Gabinete do deputado Lúdio Cabral