Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de dezembro de 2019 06h47


OPORTUNIDADE

Mais de 100 jovens recebem formação musical em Rondonópolis

Deputado Thiago Silva criou o projeto Tocando em Frente, que ensina violão de forma gratuita.

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: Dnei Matos / Assessoria de Gabinete

O projeto Tocando em Frente, iniciativa do deputado estadual Thiago Silva (MDB), é uma grata surpresa para a cultura e formação intelectual de crianças, jovens e adultos. A iniciativa visa oportunizar sem custos aulas de violão em associações de bairros e igreja.

A ação, implantada inicialmente em Rondonópolis, contabiliza quatro polos: Jardim Iguaçu, Mathias Neves, Alfredo de Castro e Conjunto São José. Em pouco mais de 240 dias, atendeu mais de 100 alunos. Alessandro Zaqueu está entre os atendidos. O adolescente de 15 anos nunca tinha tocado qualquer instrumento, mas nos últimos quatro meses tudo mudou. “Não dá para explicar o quanto é prazeroso fazer essas aulas. Muda muita coisa, inclusive na escola, ajuda na concentração, disciplina. É um grande estímulo, muito bom”, comemora.

Alessandro destaca que parte dessa transformação tem como responsável direto o professor Valdick Arantes. “Fico feliz pelo reconhecimento dos alunos. Eu aceitei esse desafio por acreditar que a música é uma grande ferramenta de inclusão social. Isso passo para eles em todas as aulas. E é justamente isso que está fazendo toda a diferença”.

O pastor Jorge Estevan de Souza, que ajuda na coordenação do projeto, diz que o projeto Tocando em Frente é aberto a todos que queiram entrar no mundo de sons, ritmos e acordes. “Nossa única exigência é a presença constante, disciplina, dedicação e, sempre que possível, o acompanhamento dos pais. Isso é um grande estímulo para os alunos”. 

O deputado Thiago Silva avalia que, até o momento, os resultados estão acima da média. “O aprendizado para um instrumento musical é bem complexo. A maioria dos participantes do projeto nunca teve contato com a música, mas estão mostrando muito talento. Hoje temos um grande grupo de crianças que já estão ajudando nos trabalhos das igrejas e comunidade em geral. E o mais importante de tudo isso é que todo esse aprendizado está influenciando positivamente na formação destas crianças e jovens. O nosso objetivo é formar músicos e cidadãos capazes de construir uma sociedade mais feliz e com mais inclusão social", afirma.


Gabinete do deputado Thiago Silva