Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de agosto de 2020 13h17


EM TRAMITAÇÃO

Projeto institui o programa de atendimento a pessoas com hipertensão arterial pulmonar

O objetivo geral da proposta é proporcionar atendimento adequado para pessoas com hipertensão arterial pulmonar (HAP)

DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Dr. Eugênio



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Dr. Eugênio (PSB) apresentou o Projeto de Lei nº 656/2020, que institui o programa de atendimento a pessoas com hipertensão arterial pulmonar (HAP). Em justificativa, o parlamentar fala sobre a importância da proposta. “É inegável, neste momento de pandemia, as sequelas que poderão advir da Covid-19 em muitos mato-grossenses em questões de saúde pulmonar. Não há clareza científica para o caso, tudo é especulação”.

São objetivos específicos do programa: diagnosticar e tratar pacientes com hipertensão arterial pulmonar em todos os graus de complexidade; promover políticas públicas no sentido de propagar a disseminação de informação a respeito do tema e capacitar os profissionais da área da saúde; conceder a prioridade vermelha nos atendimentos e exames aos pacientes diagnosticados.

Alguns atendimentos disponibilizados para o programa na rede pública de saúde serão equipes multidisciplinar, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e terapia alternativa.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) desenvolverá sistema de informação e acompanhamento das pessoas com hipertensão, organizando cadastros próprios e específicos, garantindo o sigilo.

A hipertensão arterial pulmonar é uma consequência típica de um grupo de doenças com diferenças fisiopatológicas e prognósticas, mas que tem como fator comum a elevação da resistência vascular pulmonar com consequente hipertrofia e falência do ventrículo direito que, se não abordadas de forma específica, evoluem em curto espaço de tempo para óbito. Se após ampla investigação clínica não for encontrada nenhuma causa secundária, esta será categorizada como idiopática.


Gabinete do deputado Dr. Eugênio