Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Projeto isenta de tributos produção de energia solar em MT

Proposta do deputado Wilson Santos (PSDB) é estimular energia limpa

POR RAFAEL COSTA ROCHA / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  31 DE OUTUBRO DE 2019 ÀS 12:42:00  •  11 Acessos

POR RAFAEL COSTA ROCHA / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  31 DE OUTUBRO DE 2019 ÀS 12:42:00  •  11 Acessos

Foto: JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social

Aqueles que produzem energia solar a partir da energia elétrica poderão ser isentos de tributos em Mato Grosso. Ao mesmo tempo, a concessionária que distribui energia elétrica em Mato Grosso ficaria autorizada a comprar o excedente da energia elétrica produzida pelas pessoas naturais a partir da energia solar.

Esse é o teor do projeto de lei (PL 1164/2019) de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) e protocolado no dia 30 de outubro na Assembleia Legislativa.

A proposta ainda assegura o livre direito de todos produzirem energia elétrica a partir da energia solar para consumo próprio. No entanto, a produção de energia elétrica, nos termos desta lei, observará as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O parlamentar reforça na justificativa a necessidade de impulsionar a produção de energia solar em Mato Grosso, considerada uma fonte de energia limpa, renovável e abundante. Essas são as principais vantagens da energia solar, que pode levar eletricidade e sustentabilidade até em locais isolados.

“O aproveitamento do recurso energético sustentável brasileiro para a geração residencial de energia elétrica, a chamada “energia solar fotovoltaica”, assim como o aproveitamento da energia eólica, têm avançado timidamente no país, merecendo destaque e impulsionamento”, diz um dos trechos.

Gabinete do deputado Wilson Santos