Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Projeto propõe criação do Selo “Empresa Amiga da Mulher” em Mato Grosso

Iniciativa do deputado Paulo Araújo busca reconhecer empresas que adotam políticas de equidade de gênero, combate ao assédio e valorização profissional das mulheres.

POR NAJYLLA NUNES / GABINETE DO DEPUTADO PAULO ARAÚJO  •  1 DE OUTUBRO DE 2025 ÀS 12:30:00  •  84 Acessos

POR NAJYLLA NUNES / GABINETE DO DEPUTADO PAULO ARAÚJO  •  1 DE OUTUBRO DE 2025 ÀS 12:30:00  •  84 Acessos

O Projeto de Lei nº 1499/2025 institui o Selo 'Empresa Amiga da Mulher' para reconhecer empresas que promovem equidade de gênero, valorização profissional e proteção às mulheres no trabalho.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu no dia 24 de setembro, o Projeto de Lei nº 1499/2025, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (PP), que institui o Selo “Empresa Amiga da Mulher”. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar empresas públicas e privadas que adotem boas práticas de promoção da equidade de gênero, valorização profissional e proteção às mulheres no ambiente de trabalho.

De acordo com a proposta, o selo será concedido anualmente pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) às empresas que atenderem a critérios como igualdade salarial entre homens e mulheres, políticas de prevenção ao assédio moral e sexual, incentivo à liderança feminina, apoio à maternidade e parentalidade, além de suporte a funcionárias vítimas de violência doméstica.

Para o deputado Paulo Araújo, a medida representa um avanço civilizatório e de responsabilidade social. “Queremos estimular as empresas a assumirem um compromisso efetivo com a dignidade da mulher no mercado de trabalho. O Selo ‘Empresa Amiga da Mulher’ não é apenas um reconhecimento, mas um incentivo para que práticas de respeito, equidade e valorização se tornem parte da cultura organizacional”, destacou o parlamentar.

O projeto também prevê que a cerimônia de entrega do selo ocorra anualmente, no mês de março, como parte das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

A proposta tem caráter educativo e positivo, sem impor obrigações às empresas. “Não se trata de criar mais burocracia, mas de oferecer reconhecimento público às empresas que já estão fazendo a diferença. Ao associar sua marca ao selo, elas também conquistam credibilidade, competitividade e valorização perante a sociedade”, explicou Paulo Araújo.

Com a tramitação na Casa de Leis, o parlamentar conclama apoio dos demais deputados para a aprovação da matéria. “Este projeto reafirma nosso compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva, em que as mulheres tenham igualdade de oportunidades, proteção contra a violência e reconhecimento de seu protagonismo”, concluiu.

Gabinete do deputado Paulo Araújo