Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020 17h35


ESPORTE

Proposta de Max Russi incentiva servidores públicos desportistas e assegura amparo jurídico em caso de competições

O objetivo é garantir o abono da ausência do servidor esportista no órgão de lotação, seja ele civil ou militar.

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



O objetivo é garantir o abono da ausência do servidor esportista no órgão de lotação, seja ele civil ou militar.

Foto: Ronaldo Mazza

Uma proposta apresentada pelo deputado Max Russi (PSB), na Assembleia Legislativa, quer incentivar a participação de servidores públicos de Mato Grosso em competições desportivas, dentro ou fora do país.  A emenda do parlamentar, apresentada ao Projeto de Lei 28/2020 do Executivo, garante o abono da ausência do servidor esportista no órgão de lotação, seja ele civil ou militar.

O novo texto também prevê a contagem dos dias de ausência como tempo de efetivo exercício, isso para todos os efeitos. Max Russi considera que a falta da legislação no âmbito estadual pode causar sérios prejuízos ao funcionário público desportista.

 “O servidor que pratica esporte fica desmotivado, pois, sem esse amparo, terá o lançamento de suas faltas e até mesmo, em casos extremos, ser exonerado por abandono de cargo”, argumentou.

Conforme a nova redação, os critérios se estendem a dirigentes, técnicos, atletas, árbitros, assistentes e outros componentes de delegação em eventos desportivos no Brasil ou no exterior. A proposta está sendo apreciada pela Casa de Leis.

O deputado Max Russi reforça ainda que o objetivo é sanar a omissão legislativa existente na legislação vigente, Lei nº 7.156/1999, e mantida no PL que instituiu normas gerais sobre o desporto no âmbito estadual.

“Precisamos dar atenção especial e promover essa segurança aos nossos servidores atletas por meio de propostas como essa, que trazem incentivo ao profissionalismo do esporte em Mato Grosso”, complementou.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330